O papel das empresas no engajamento da sociedade com o voluntariado

Por: GIFE| Notícias| 05/12/2022
doações e voluntariado

Comemorado no dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. Segundo a pesquisa “Voluntariado no Brasil 2021”, o país teve 57 milhões de voluntários ativos no referente ano. Destes, 15% foram engajados através de programas empresariais. 

Entre os principais dados do Censo 2021 do Centro Brasileiro de Voluntariado Empresarial, 88,2% das empresas associadas possuem orçamento anual pré-determinado para as ações de voluntariado, somando um total de 12 milhões investidos. Entre os impactos observados, estão a melhoria socioambiental nas comunidades beneficiadas, melhoria do clima organizacional e aumento do engajamento de funcionários. 

Para o diretor da empresa de consultoria e auditoria PwC Brasil, Renato Souza, a relação das corporações com os programas de voluntariado surge para preencher um hiato: a dificuldade no direcionamento e efetividade de investimentos do setor público na educação, saneamento básico, saúde, moradia e outras necessidades e direitos humanos.

“O papel da iniciativa privada frente às pautas da agenda 2030 é fundamental para a sociedade avançar no desenvolvimento digno e justo de toda a população. A empresa que não estiver preocupada com temas voltados para ESG [sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa], não está no caminho certo.”

Interesses relacionados

Entre as causas mais apoiadas, conforme um estudo realizado pelo Itaú Social, estão educação; crianças e jovens; e meio ambiente. Ainda segundo o estudo, a maioria das ações dos Programas de Voluntariado refletem a cultura da empresa e estão relacionadas com o seu negócio.

Em um Programa de Voluntariado, a empresa pode desenvolver as atividades e convidar os colaboradores a participarem, ou apoiar as ações já praticadas por eles. Renato Souza acredita que quando os valores da corporação são validados pelos profissionais, as ações de voluntariado propostas tendem a acontecer de forma natural. “Porém, é preciso ter verdade por parte das empresas e acreditar que uma estratégia de responsabilidade corporativa faz parte da estratégia de todo o negócio da organização.”

Na PwC, as ações de voluntariado estão conectadas com a estratégia global de desenvolvimento de habilidades e competências dos jovens. No Brasil, a empresa assumiu a meta de formar 2 mil jovens nos próximos quatro anos. Dessa forma, o Programa de Voluntariado da PwC Brasil, Access Your Potential forma 400 jovens por ano e já caminha para a 4ª edição. Os jovens contam com encontros individualizados, um hackathon imersivo e bolsas de estudo. “Durante 8 semanas, nossos profissionais se voluntariam para mentorar esses jovens e prepará-los para o mercado de trabalho. A disponibilidade em participar do Programa nos traz a certeza de que estamos no caminho certo.”


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