O site que reúne memórias e culturas de povos indígenas de Rondônia e Mato Grosso
Por: GIFE| Notícias| 15/04/2024Imagem: Divulgação Registros fotográficos Wayoró
Plataforma criada por pesquisadores da UNIR reúne a história de indígenas dos dois estados e busca registrar e disseminar elementos culturais de 15 povos
O site Memórias Indígenas em Rondônia e Noroeste de Mato Grosso é um projeto desenvolvido por docentes e pesquisadores/as indígenas e não indígenas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O espaço virtual apresenta informações sobre memórias e culturas de povos indígenas de Rondônia e Mato Grosso.
De acordo com o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE, das 3.658.813 milhões de pessoas que vivem em Mato Grosso, 58.231 são indígenas. Já Rondônia tem 21.153 pessoas indígenas.
O site é fruto do projeto “Nas tramas da(s) História(s) Indígena(s): registro cultural dos povos indígenas Makurap, Wajuru, Djeoromitxi, Kanoé, Paiter–Suruí, Karo-Arara – Rondônia”. O objetivo é registrar os elementos culturais desses povos, além de ampliar o acesso de registros bibliográficos para estudantes, professores e pesquisadores.
“Esperamos fortalecer parcerias entre universidade e os povos, em contextos de projetos colaborativos, que contribua para o fortalecimento da cultura indígena”, diz um trecho da apresentação do site.
Na plataforma, é possível acessar a história de cada povo; cartografias e mapas; conteúdos sobre arqueologias e museus; livros e materiais didáticos; vídeos e documentários; línguas indígenas; informações sobre educação escolar indígena, plantas tradicionais e medicinais, entre outros. O site também reúne registros fotográficos, que retratam um pouco da vida cotidiana nas aldeias e rituais, e até mesmo histórias narradas por anciãos.