Iniciativa vai premiar com R$ 100 mil projetos que combatam a fome no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 03/07/2023
combate à fome

Em cooperação com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação) e a Ciência e a Cultura) FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a 1ª edição do Prêmio Pacto Contra a Fome está com inscrições abertas. O objetivo é reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que trabalham no combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil.

Para participar é necessário cadastrar a iniciativa no HUB Pacto Contra a Fome e, em seguida, preencher o formulário específico da iniciativa.

Os prêmios serão dados aos projetos que se destacarem nas categorias: combate à fome; redução ou reversão do desperdício de alimentos a favor do combate à fome; e promoção da segurança alimentar. Dentro destas categorias haverá outras duas subcategorias divididas em: iniciativas que realizam ações emergenciais e/ou assistenciais e iniciativas que realizam ações estruturais permanentes. Ao todo, serão premiados seis projetos que receberão R$100 mil cada.

A diretora de operações do Pacto Contra a Fome, Maria Siqueira, ressalta a importância da iniciativa ser um movimento multissetorial, envolvendo também academia, empresariado, entidades não governamentais e religiosas.

“É necessário que o setor privado comece a dar à temática da fome a mesma importância que hoje é dada a temas ambientais, de igualdade e inclusão, afinal a fome se relaciona a todos esses temas”. Ela chama atenção ainda para o papel do investimento social privado (ISP) em direcionar conhecimento e recursos para que estes problemas públicos sejam resolvidos de forma planejada, sistemática e monitorada. 

Desperdício de Alimentos no Brasil

Em 2022, cerca de 33 milhões de brasileiros estavam em situação de fome. Desde 2018 este número tem crescido e, com a pandemia, o cenário se acentuou.

Em 2021, foi realizado um estudo em parceria com a Integration Consulting, para analisar as causas da fome, entender como se dá o desperdício de alimentos no Brasil e se há correlação entre esses dois fenômenos. A principal conclusão é que a fome e o desperdício de alimentos são problemas distintos. Em relação ao desperdício de alimentos, há um grande apagão de dados. 

Maria Siqueira lembra que o ISP tem uma experiência acumulada de colaborar para uma melhor visão dos dados e um planejamento estratégico das ações. No entanto, alerta que a fome ainda é tida como um problema de curto prazo. “É indispensável que haja um maior e mais organizado direcionamento de recursos para esta agenda sistêmica. Não podemos aceitar que tão pouco recurso do ISP seja direcionado às ações estruturais de um dos problemas mais urgentes do Brasil.”

Com base nos dados disponíveis, estima-se que cerca de 55 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente, desde a produção até a casa do consumidor. Ou seja, o total estimado do desperdício supera em oito vezes o déficit alimentar dos que têm fome.


Apoio institucional