Mais uma edição do panorama ISP ocorre em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 29/04/2019

 

Inaugurada no final de 2018, em São Paulo (SP), a iniciativa tem como objetivo aproximar os profissionais do cenário, tendências, conceitos, perspectivas e principais debates do setor e proporcionar momentos de interação e troca entre as equipes das instituições associadas e o GIFE. A formação é gratuita, exclusiva para membros das equipes das instituições associadas ao GIFE, e visa dar um panorama do setor a partir dos dados do Censo GIFE e outras pesquisas do campo do investimento social privado (ISP), além de abordar estratégias e formas de atuação, práticas de gestão, a conexão do campo com outros setores e atores, entre outros conteúdos.

A segunda edição do Panorama ISP foi realizada no dia 26 de abril, em São Paulo, e  trouxe como novidade um formato mais interativo. O encontro contou com a presença de Sérgio Andrade, diretor executivo da Agenda Pública, para um painel especial sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Trilha formativa

A equipe do GIFE conduziu os quatro blocos formativos da programação do evento. Um deles, “ISP e filantropia no Brasil e no mundo”, deu conta dos conceitos gerais e nomenclaturas próprias do investimento social privado, bem como do histórico, contexto e pautas atuais do setor.

No bloco “O campo em números” foi apresentada uma visão geral do campo das organizações da sociedade civil (OSCs) e do ISP com base em dados relativos a distribuição, finalidade, perfil, volume e fonte de recursos, formas e áreas de atuação, entre outros indicadores, além de informações referentes a gestão, governança e transparência nos dois setores, tais como diversidade na composição das equipes e dos conselhos e boas práticas.

O bloco “Agendas do campo” foi dedicado ao cenário atual e aos temas de destaque de cultura de doação, investimento social familiar, investimento social independente, investimento social empresarial e negócios de impacto.

Já o bloco “Ampliando o impacto” tratou de temas como comunicação; conexões, interfaces e parcerias; avaliação; e agenda pública e ODS.

Panorama ISP no Rio

No dia 10 de maio, o Panorama ISP chega ao Rio de Janeiro (RJ). A programação segue a mesma trilha formativa de São Paulo, com novas participações a serem confirmadas.

Caso seja associado GIFE e queria se inscrever entre em contato com [email protected].


Apoio institucional