Plataforma Parceiros pela Amazônia divulga negócios de impacto selecionados para programa de aceleração

Por: GIFE| Notícias| 11/11/2019

Já estão disponíveis os nomes dos 15 negócios selecionados pela segunda chamada do Programa de Aceleração PPA, da Plataforma Parceiros pela Amazônia

A primeira versão do edital foi lançada em 2018 com o objetivo de, além de reconhecer o crescimento do ecossistema de negócios de impacto na Amazônia, selecionar iniciativas que proponham um novo modelo econômico para a região – contrário ao desmatamento e às atividades predatórias – e fornecer assessoria jurídica e contábil, bolsas de estudo, além de viabilizar espaços de coworking e participação em workshops e mentorias.  

Se em 2018 foram aceitos somente projetos originários e atuantes na região, a chamada de 2019 recebeu iniciativas de todo o Brasil. Dos 15 selecionados, seis estão localizados no estado do Amazonas, quatro no Pará, dois no Mato Grosso, dois no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina.

Selecionados 

Os 15 negócios foram selecionados entre 201 inscritos. São eles: Academia Amazônia Ensina, Cacauway, Coex Carajás, CODAEMJ, Instituto Ouro Verde, ManejeBem, Na Floresta, NavegAM, Nossa Fruits, Oka, ONF Brasil, Prátika Engenharia, Serras Guerreiras de Tapuruquara, Taberna da Amazônia e Tucum. 

Os empreendimentos englobam 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): educação de qualidade, parcerias e meios de implementação, ação contra a mudança global do clima, vida na água, paz, justiça e instituições eficazes, cidades e comunidades sustentáveis, redução das desigualdades, igualdade de gênero, água potável e saneamento, indústria, inovação e infraestrutura, saúde e bem-estar, fome zero e agricultura sustentável, erradicação da pobreza e vida terrestre.

As iniciativas englobam cursos sobre sustentabilidade, tecnologia e conservação do meio ambiente; produção e industrialização de cacau e chocolate; produção, venda e entrega de óleos de sementes de andiroba, murumuru e ucuuba para a indústria de cosméticos; extração sustentável das folhas do jaborandi; vendas de passagens e transporte de cargas fluviais online; entre outras ações. 

Além de terem acesso a workshops e mentorias – voltadas a apoiar o início de concepção e desenvolvimento -, as iniciativas também receberão assessoria contábil e jurídica, de design e comunicação e poderão fazer uso de espaços de coworking em Manaus e Belém. 

Antes disso, os negócios darão início ao processo de aceleração ao participar de uma rodada com investidores em dezembro deste ano com o objetivo de levantar investimentos de até R$ 800 mil para suas iniciativas.


Apoio institucional