Plataforma reúne dados sobre as desigualdades raciais no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 06/03/2023


O Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdade Racial lançou recentemente a plataforma Cedra, que reúne dados oficiais sobre as desigualdades raciais no Brasil em diferentes áreas.

Os números são relacionados aos eixos escolaridade, renda, domicílios e trabalho e vêm acompanhados por análises. O objetivo é oferecer subsídios para a elaboração de políticas públicas.

Entre os dados destacados estão o aumento proporcional de negros no Ensino Superior, mas, em contrapartida, uma taxa de analfabetismo de adultos negros 2,5 vezes maior que dos brancos. No eixo “renda”, o Cedra chama atenção para termos proporcionalmente mais empregadores brancos no país. Enquanto isso, mulheres negras apresentam a maior taxa de desocupação. Quando o assunto são domicílios, 73,5% dos lares na linha da extrema pobreza são de pessoas negras.   

Os levantamentos que norteiam a plataforma são o Censo de 2010 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2012 a 2019 do IBGE. Em 2023, o Cedra planeja acrescentar ao site bancos de dados sobre saúde, violência e educação básica e superior.

Entre os apoiadores da iniciativa estão o Instituto Çarê, Fundação ItaúInstituto Galo da Manhã, Instituto Ibirapitanga e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.


Apoio institucional