Plataforma visa desmistificar temas relacionados à política e incentivar participação e exercício pleno da cidadania

Por: GIFE| Notícias| 08/02/2021

Aumentar o interesse pelas decisões parlamentares e de governo e a participação de diferentes segmentos da sociedade brasileira junto aos tomadores de decisão. Essas são algumas das motivações que inspiraram a criação da plataforma #PelaCidadania

A ideia é oferecer informações de qualidade, comunicação simples e credibilidade para fortalecer a democracia no Brasil a partir dos temas prioritários trabalhados pela Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), mostrando que cidadania e participação vão além do voto e envolvem também informação, troca de ideias, questionamentos, compartilhamentos, associação e fiscalizações por parte da população. 

O incentivo à participação e cidadania é do interesse de inúmeras organizações e redes. Atualmente, mais de 60 organizações compõem a #PelaCidadania, entre parceiros e associados GIFE. 

Reforma tributária 

Um dos temas prioritários da RAC e presente na plataforma é a reforma tributária. Ao passo que muitas pessoas podem julgar impostos e tributação um assunto difícil e complexo, a #PelaCidadania pretende mostrar que não é o caso. 

“Você não precisa conhecer todos os detalhes técnicos para entender que este tema afeta diretamente a sua vida, de seus filhos, parentes e amigos, e que uma boa reforma pode contribuir para melhorar muito a vida no país”, aponta trecho do site. Discutir a cobrança justa de impostos e um sistema que consiga administrar os recursos arrecadados de forma eficiente para garantir o bom funcionamento dos serviços públicos prestados à população está entre os objetivos dessa pauta. 

Nesse sentido, a plataforma disponibiliza uma página inteiramente dedicada ao tema, discutindo tópicos como: por que pagamos impostos, regras para cobrar impostos, para que servem os impostos, por que é necessário mudar o sistema tributário injusto do Brasil, além de uma curadoria de notícias de veículos e organizações diversas que abordam a questão. 

Conteúdo descomplicado 

Além do site, a iniciativa também conta com canais nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Em um post intitulado ‘O orçamento da União é de todas (os) nós’, explica-se a Lei Orçamentária Anual (LOA), responsável pela distribuição do orçamento público usado para atender às demandas da sociedade. 

A página da #PelaCidadania no Facebook é atualizada diariamente com ações, encontros online e conteúdos relacionados às pautas políticas abordadas pela iniciativa. 

Acesse os canais: 

Site 

Instagram 

Facebook 

Twitter 


Apoio institucional