Prêmio da Nestlé reconhece iniciativas envolvendo água, nutrição e desenvolvimento rural

Por: GIFE| Notícias| 02/10/2017

Se você participa ou conhece iniciativas que atuam para solucionar desafios relacionados à água, nutrição ou ao desenvolvimento rural, fique atento: já estão abertas as inscrições para o Prêmio Criando Valor Compartilhado. Realizado pela Nestlé em parceria com a Ashoka, a ideia da premiação é identificar, apoiar e acelerar ideias viáveis, que considerem o crescimento ininterrupto da população mundial e busquem soluções relacionadas aos temas citados, promovendo melhorias na qualidade de vida e a construção de um futuro mais saudável.  

Podem participar da seleção empreendimentos sociais, negócios e organizações sem fins lucrativos de qualquer parte do mundo. Entre as iniciativas de impacto que podem concorrer, estão: ações que visam melhorar a saúde nutricional das crianças, trabalhando a obesidade, aleitamento materno, subnutrição e desnutrição; projetos que ampliem as oportunidades de emprego rural para jovens, que promovam a educação no setor agrícola ou a criação de redes entre agricultores, e a promoção de uma gestão sustentável de recursos hídricos, assim como a ampliação do acesso à água e saneamento básico. As categorias do prêmio, assim como critérios de avaliação para cada uma delas podem ser conferidos neste link.

É fundamental também que os projetos estejam além do plano conceitual, com um piloto desenvolvido e em andamento, e que sejam viáveis financeiramente e replicáveis em novos contextos.

 

Inscrições e premiação

A comissão avaliadora será composta por especialistas nomeados pela Ashoka e Nestlé, além do Conselho de Criação de Valor Compartilhado, que irão avaliar se os inscritos respondem positivamente aos critérios: inovação (uso de novos métodos, modelos, tecnologias ou aplicação de métodos antigos de uma maneira inovadora); impacto ambiental e social; potencial de expansão e replicação (potencial de crescimento e/ou aplicabilidade em outras configurações sociais, culturais ou geográficas); viabilidade financeira (com planos realistas e de longo prazo para sustentabilidade financeira que vá além do financiamento oferecido pelo Prêmio Criando Valor Compartilhado); liderança organizacional; e potencial para criar valor compartilhado. Confira todos os critérios de seleção neste link.

Durante a etapa inicial de seleção, todos os candidatos terão a oportunidade de acessar e comentar as propostas dos demais inscritos. Os 50 inovadores escolhidos poderão editar suas propostas conforme as sugestões recebidas de seus pares. Esse é um período dedicado a responder como cada projeto criaria valor compartilhado e influenciaria o campo onde atua.

Posteriormente, no dia 30 de janeiro de 2018, será feito o anúncio das 10 iniciativas a serem apresentadas ao Conselho Nestlé de Criação de Valor Compartilhado, escolhidas por especialistas da Nestlé e da Ashoka. Desses, serão selecionados cinco finalistas. Cada um deles ganhará uma viagem para participar do Impact Bootcamp Ashoka, durante o Fórum Mundial da Água, em março de 2018, em Brasília; a chance de apresentar sua iniciativa para o Conselho de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé durante o Fórum; além de ter seu projeto apresentado nos canais de comunicação da Ashoka e da Nestlé.

O grande vencedor poderá tornar-se fellow Ashoka vitalício, ganhará uma vaga no Acelerador de Investimento Social Ashoka e prêmio em dinheiro de até 400 mil francos suíços, cerca de R$ 1.3 milhão.

Aqueles que atendem aos critérios de elegibilidade podem realizar a inscrição em português, inglês, francês ou espanhol, neste link, até o dia 31 de outubro.


Apoio institucional