Prêmio de Dubai reconhece melhores práticas de sustentabilidade

Por: GIFE| Notícias| 13/04/2020

Até 30 de abril estão abertas as inscrições para o Prêmio Internacional de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) em parceria a Prefeitura de Dubai. 

Criado em 1995, o prêmio chega a sua 12ª edição com o objetivo de reconhecer práticas globais inovadoras que promovem impacto positivo e melhoram a qualidade de vida da população, guiando a construção das chamadas ‘cidades do futuro’. 

Categorias e participantes 

Os inscritos devem encaixar-se em uma das cinco categorias, que avaliam melhores práticas em: 1. regeneração urbana e espaços públicos; 2. construções sustentáveis, inovadoras e inteligentes; 3. sistemas sustentáveis e urbanos de alimentos; 4. endereçar mudanças climáticas e redução da poluição; e 5. planejamento e gerenciamento de infraestrutura urbana.  

Ao reconhecer boas práticas nesses quesitos, os organizadores buscam que o prêmio seja uma plataforma global de compartilhamento de práticas visionárias. 

Podem participar da premiação governos nacionais e regionais, autoridades locais, associações, organizações não governamentais, agências multilaterais, organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa e acadêmicas, fundações públicas e privadas e demais interessados. 

Seleção e premiação 

Entre os critérios de seleção estão: projetos com resultados comprovados e aplicados por, pelo menos, um ano, e inscrição em apenas uma categoria. 

Além disso, para a avaliação dos projetos, os proponentes deverão responder à questões discursivas para verificação de fatores como inovação, uso de tecnologias acessíveis, melhoria do crescimento local econômico sustentável, favorecimento de assentamentos humanos menos desenvolvidos, vasto impacto positivo em melhoria da qualidade de vida, praticidade e replicabilidade, entre outros. 

Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia de premiação durante a Expo 2020 Dubai, prevista para novembro. Ao todo, estão disponíveis um milhão de dólares à premiação. 

Participe 

Os interessados em participar devem realizar a inscrição até 30 de abril mediante cadastro no site do Prêmio e preenchimento do formulário online. Todas as regras do edital estão disponíveis no regulamento. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].


Apoio institucional