Programa de Formação em Sustentabilidade Financeira quer ajudar a fortalecer o terceiro setor brasileiro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Programa de Formação em Sustentabilidade Financeira da Fundação Salvador Arena (FSA).

Realizada em parceria com a Mobiliza Consultoria, a formação destina-se a representantes de organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam com assistência social, educação e saúde em São Paulo, as três áreas de interesse da FSA.

Gratuito, o curso tem como objetivo oferecer mecanismos e conhecimento às organizações para que aumentem sua capacidade de mobilizar recursos, invistam em sua sustentabilidade financeira, renovem sua forma de operar e incorporem inovação em diferentes aspectos institucionais, seja no modelo de financiamento ou na construção da relação com a sociedade civil. Com isso, espera-se o fortalecimento e renovação do terceiro setor brasileiro.

A maior parte da formação será realizada presencialmente em Santo André e São Bernardo do Campo, na sede da Fundação Salvador Arena. Entretanto, também haverá momentos à distância, além de visitas técnicas da FSA às organizações participantes.

Conteúdo e atividades

Para facilitar o processo de aprendizagem, o curso será dividido em três módulos: 1. Inovação social e impacto; 2. Comunicação e engajamento da sociedade; e 3. Mobilização de recursos.

Enquanto o primeiro tratará de temas envolvendo desenho e avaliação dos projetos e dos recursos já disponíveis, sustentabilidade institucional e uma introdução à mobilização de recursos, o módulo dois irá fornecer informações sobre teoria da comunicação, público-alvo e segmentação, pesquisa de mercado, posicionamento, mensagem, escala, impacto e técnicas de storytelling.

Por fim, o terceiro módulo inclui os princípios da mobilização de recursos, estratégias e públicos para a captação, os principais pontos a serem considerados no diálogo com empresas e o Investimento Social Privado (ISP), leis de incentivo, captação de recursos com indivíduos, inovação e revisão do plano de captação.

Para abordar todas essas temáticas, serão realizados seminários presenciais, webinars e consultorias presenciais e virtuais, além de um trabalho de conclusão de curso (TCC) e premiação dos três melhores projetos.

Seleção e inscrições

Entre os critérios de avaliação que serão usados para selecionar 13 OSCs estão: alinhamento com áreas de interesse da FSA, atuação do estado de São Paulo, capacidade de analisar os principais desafios a serem enfrentados na busca pela sustentabilidade institucional e financeira da organização, condições de implantar mudanças internas criativas e inovadoras, participação de representantes que tenham influência na instituição e compromisso da diretoria com o programa.

Os interessados em participar devem realizar as inscrições até 16h do dia 28 de fevereiro mediante preenchimento do formulário disponível neste link e envio de um vídeo curto, com representantes da organização contando porque devem ser selecionados para a formação. Todas as regras e instruções estão no regulamento do edital.

A lista com as organizações selecionadas será divulgada em março no site da Fundação Salvador Arena, que se coloca à disposição para eventuais dúvidas no telefone (11) 4366-9779.    

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