Formação visa ajudar OSC a conquistar sustentabilidade financeira

 

Já estão abertas as inscrições para a nova edição do Programa de Formação em Sustentabilidade Financeira, desenvolvido pela Fundação Salvador Arena (FSA) em parceria com a Mobiliza.

A formação tem como meta principal oferecer capacitação a organizações diversas para que possam ampliar as formas de mobilização de recursos, renovando e fortalecendo o terceiro setor brasileiro a partir de mudanças estruturais, usando a inovação na forma de operar, captar recursos e se relacionar com a sociedade civil.

Em 2016 e 2017, participaram da formação organizações parceiras da Fundação Salvador Arena. Entretanto, para ampliar a diversidade de instituições, a edição desse ano aceitará inscrições de organizações da sociedade civil que contribuam para a proteção, promoção e desenvolvimento social de grupos em situação de vulnerabilidade e risco socioeconômico.

Para participar da formação, é importante que as organizações desenvolvam projetos nas regiões: do ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra); de São Paulo; da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente); ou em outros municípios, como Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Embu das Artes, Embu-Guaçú, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Osasco, Poá, Suzano e Taboão da Serra.

Serão priorizadas ações nas áreas de educação (seja infantil, para jovens e adultos, para pessoas com deficiência ou outros tipos de educação complementar); assistência social (proteção, amparo e/ou promoção social de grupos em vulnerabilidade, risco socioeconômico, com restrição ou impedimento de acesso aos direitos sociais); e assistência social na área da saúde (implantação, ampliação e/ou melhoria na oferta ou acesso a serviços gratuitos de promoção, proteção e recuperação da saúde).

Critérios de seleção e inscrições

Entre os critérios que serão considerados no momento da escolha dos selecionados, estão: capacidade de análise interna dos principais desafios a serem enfrentados na busca pela sustentabilidade institucional e financeira da organização; demonstração de condições internas que propiciem a implantação de mudanças institucionais, de forma inovadora e criativa; e indicação de pessoas com capacidade para influenciar o ambiente interno para as mudanças institucionais.

Ao final do processo, serão escolhidas 13 organizações para participar da formação, que inclui: reunião de apresentação e introdução ao programa; três seminários presenciais de formação; três webinars; uma consultoria presencial e personalizada; uma consultoria virtual; um trabalho de conclusão do curso; e uma cerimônia de premiação.

As organizações interessadas em participar devem fazer suas inscrições até 16h do dia 23 de fevereiro, com envio do Formulário de Solicitação de Inscrição e um vídeo breve (máximo de três minutos), dizendo o motivo pelo qual a organização deve ser escolhida para o programa. Todas as regras de participação estão disponíveis no regulamento, no site da Fundação.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a Fundação Salvador Arena, pelo telefone (11) 4366-9779.

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