Programa Itaú Mulher Empreendedora comemora 10 anos com lançamento de novas ações para fortalecer negócios liderados por mulheres

Por: Itaú Unibanco| Notícias| 01/05/2023
Mulher Empreendedora

Foto de participantes em evento de Comemoração dos 10 anos do Itaú Mulher Empreendedora - Abril/2023

Em 2023, a iniciativa, que já impactou mais de 800 mil brasileiras, vai impulsionar o foco em empreendedoras pretas e pardas do Norte e Nordeste e fazer workshops especiais.

Abril de 2023 – O Itaú Mulher Empreendedora (IME) celebra em 2023 dez anos de história, ao longo dos quais impactou mais de 800 mil brasileiras com suas iniciativas de capacitação, mentoria, aceleração de negócios e ampliação das redes de relacionamento para impulsionar o crescimento de empresas lideradas por mulheres. Nascido da parceria entre o Itaú Unibanco e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, o programa vai lançar uma série de ações comemorativas ao longo deste ano voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino dando foco especial a mulheres pretas e pardas do Norte e Nordeste do Brasil.

Entre as ações está a realização do Itaú Mulher Empreendedora Capacita, uma sequência de workshops presenciais em dez capitais, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, organização de apoio ao empreendedorismo feminino. O IME Capacita vai oferecer a capacitação “Venda Vencedora” que é voltada para incremento de vendas e atitude empreendedora, gerando oportunidades de conexão entre mulheres líderes de negócios. Os eventos serão realizados em Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM), São Luis (MA), Goiânia (GO), Vitória (ES), Maceió (AL) e Natal (RN) e fazem parte da agenda do Itaú para inclusão financeira de micro e pequenas empreendedoras e para melhoria da gestão financeira de seus negócios – um dos Compromissos de Impacto Positivo assumidos publicamente pelo banco. Este projeto contemplará 500 mulheres, sendo 50 por cidade.

Além das capacitações presenciais, o Itaú Mulher Empreendedora, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora lançou o programa “Empreenda e Renda”, um programa de capacitação baseada em três etapas: Conteúdo (oficinas digitais e presenciais), Mentorias (apoiando mulheres na abertura e condução de seus negócios) e Capital Semente (apoio financeiro para participantes com negócios de alto potencial). Serão 30 mil mulheres capacitadas, 150 aceleradas e 115 recebendo esse apoio.

Juntas, as regiões Norte e Nordeste concentram 32% do total de empreendedoras do Brasil, segundo o Sebrae, e a maioria delas são, pretas e pardas. São também as campeãs em proporção de negócios informais liderados por mulheres: no Norte, 75% não possuem CNPJ, enquanto no Nordeste esse percentual é de 64%, segundo estudo da Rede Mulher Empreendedora. A principal justificativa é a falta de dinheiro para cobrir os custos a gestão dos negócios.

 “Entendemos que, ao apoiar e fomentar o empreendedorismo feminino, estamos não apenas criando oportunidades de geração de renda, emprego e independência financeira para as mulheres – e elas chefiam 50,8% dos lares no Brasil, segundo o IBGE (*) – mas, também, gerando impacto positivo para o seu entorno e a comunidade”

destaca Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco. Em 2022, a concessão de crédito para pequenas e médias empresas lideradas por mulheres atingiu R$ 15,8 bilhões, representando 23% da nossa carteira de crédito total e um crescimento de 18,8% em comparação com 2021.

Em uma década, as participantes do Itaú Mulher Empreendedora puderam sentir os impactos positivos do programa em seus negócios. Tais resultados, garantiram ao Itaú, em 2020, o reconhecimento como Melhor Banco para Mulheres Empreendedoras, dado pelo SME Finance Forum.

“A parceria de longa data entre IFC e Itaú, que envolve investimentos e projetos de consultoria, demonstra que apoiar as empreendedoras brasileiras traz resultados concretos para a criação de empregos, geração de renda, e melhoria de qualidade de vida. O fomento ao empreendedorismo feminino é elemento fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do país”,

afirma Rogerio Santos, executivo da IFC responsável por Instituições Financeiras no Brasil e no Cone Sul.

“Para mim é um orgulho ver um projeto como Itaú Mulher Empreendedora, que ajudei a criar junto com a RME, completando 10 anos com histórico de impacto tão significativo na vida de milhares de mulheres. Assim, vemos o S, do ESG, sendo colocado na prática e servindo de exemplo para outras iniciativas.”–

Ana Fontes, Founder e CEO da Rede Mulher Empreendedora.

Como forma de sensibilizar nossos colaboradores na temática, neste ano lançaremos também o Imentora Empreendedoras: programa de voluntariado corporativo para que colaboradores possam ser mentores voluntários de empreendedoras. Serão abertas 300 vagas para empreendedoras participarem no segundo semestre.

As ações que celebram os 10 anos do IME envolvem ainda uma parceria com a Preta Comunicação, agência nordestina formada por mulheres pretas de Salvador, com um projeto que vai desenvolver uma vertical de criadoras de conteúdo para divulgar e amplificar as iniciativas de apoio ao empreendedorismo entre mulheres do Norte e Nordeste, tornando estas criadoras selecionadas, embaixadoras do programa Itaú Mulher Empreendedora.

Brasil, país de empreendedoras

O Brasil é um dos países com o maior número de pessoas empreendendo. Segundo pesquisa do Sebrae, ao final de 2022, atingiu-se o recorde de 30 milhões de donos e donas de negócio, sendo mais de 10,3 milhões mulheres, representando 34,4%. Atualmente as mulheres representam 44,2% dos chamados empreendedores iniciais no Brasil (empresas com menos de 3,5 anos de operação), e destas, 55,1% começaram o negócio “por necessidade”, segundo a mesma pesquisa. Apesar do aumento da representatividade do grupo, é maior a proporção de mulheres que ainda têm muitas dificuldades pra manter o negócio.

E elas têm desafios específicos: dificuldades com gestão financeira, acesso a crédito e estabelecimento de redes são os fatores mais apontados como obstáculos para o desenvolvimento do negócio.  Elas se ressentem também da falta de referências femininas em suas trajetórias profissionais, seja para mentoria ou como inspiração, de acordo com levantamento feito pelo banco.


Como o Itaú Mulher Empreendedora tem ajudado mulheres em seus negócios

Cases e resultados de alguns dos programas de aceleração do IME em parceria com outras organizações:

  • Em parceria com a DIVER.SSA, iniciativa focada em fomentar o empreendedorismo feminino de impacto social no Norte e Nordeste Brasileiro, foi desenvolvida uma aceleração em 2020 com alguns depoimentos de participantes abaixo:

Ercília Clemente de Souza, do Amazonas, conseguiu elevar em 70% o faturamento da sua empresa após participar do programa. Ela produz pulseiras, bolsas e objetos decorativos a partir da tradição do povo Desana, utilizando sementes de açaí e fibras de arumã, tucumã e patauá. Antes, vendia apenas para os turistas que faziam passeios de barco no Rio Negro. Com a capacitação, hoje ela usa as redes sociais para otimizar as vendas. “Utilizei o dinheiro inicial para montar uma loja online, criar uma identidade visual e construir uma máquina para processar sementes. Agora, já posso vender meus produtos para todo o Brasil e exterior. Também vamos abrir um galpão de beneficiamento de sementes, que vai ajudar outras mulheres da comunidade”, conta Ercília.

A Furniture Pallet, empresa da Geysa Rodrigues Lopes, é outro exemplo. Ela fabrica móveis rústicos e sustentáveis com madeira de pinus reflorestada e foi também beneficiada pelo programa de aceleração. Contou com a ajuda para comprar matérias-primas, manter equipamentos e contratar pessoas e já registrou aumento em 125% no faturamento. “Eu não acreditava no potencial do negócio e que fosse possível ganhar dinheiro de verdade. Foi importante aprender sobre autoconfiança e quebrar certos preconceitos sobre como lidamos com o dinheiro”, conta a empresária.

– 69% aumentaram o número de clientes, 62% tiveram aumento de faturamento e 27% ampliaram o time;
– 60% melhoraram a comunicação e marketing de seu negócio e 50%, o uso de tecnologias;
– 60% elevaram a visibilidade do negócio, conexões e aberturas de contatos

  • Capacitação em Empreendedorismo via WhatsApp, em parceria com a LYS Academy, de forma gratuita o curso disponibiliza 10 videoaulas nas temáticas de: orientação financeira, gestão de negócios, vendas e outros, de forma interativa e com certificação ao final do curso:

– 93% das participantes se declararam satisfeitas ou muito satisfeitas com o curso;
– 67%  conseguiram reduzir os custos operacionais e elevar vendas;
– 63% aumentaram os lucros

Principais números do Itaú Mulher Empreendedora:

  • + de 800 mil mulheres alcançadas em atividades de capacitação e conexão
  • 28.378 participantes cadastradas no programa atualmente
  • +  de 300 empreendedoras mentoradas e 143 aceleradas
  • + de 200 conteúdos oferecidos gratuitamente para impulsionar negócios

Itaú meu negócio é uma plataforma de soluções não financeiras para empresas, que hospeda a ferramenta de aprendizagem do Itaú Mulher Empreendedora. Ofertando conteúdos de qualidade para empreendedores (clientes e não clientes) em diversas fases do seu negócio, de forma aberta e gratuita. Acesse: https://www.itaumeunegocio.com.br/trilhas-aprendizado/mulher-empreendedora

(*) https://www.dieese.org.br/boletimespecial/2023/mulheres2023.pdf

Associados

Itaú Unibanco

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional