Publicação aponta caminhos para o financiamento de iniciativas de comunicação comunitária

Por: GIFE| Notícias| 22/07/2024

Como a filantropia pode apoiar e fortalecer iniciativas de comunicação local? É essa questão que a publicação “Filantropia e Comunicação Comunitária: Caminhos para o Fortalecimento da Comunicação por Direitos no Contexto da Sociedade Civil no Brasil”, da Rede Comuá, visa explorar. O material de 65 páginas foi lançado no dia 20 de junho, e ressalta como as mídias comunitárias têm papel central para o desenvolvimento democrático das comunidades brasileiras.

“O cenário do jornalismo independente e da comunicação comunitária está atravessado por múltiplas crises e desafios, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade política e econômica”, começa o documento, que observa que muitas organizações financiadoras (inclusive de direitos humanos) não têm essa linha de apoio como foco de atuação estratégica.

Entre os motivos para apoiar essas iniciativas, a publicação destaca o enfrentamento aos desertos de notícias e à desinformação, a pluralidade de vozes, além da urgência de fortalecer ecossistemas locais de informação.

“Filantropia e Comunicação Comunitária” funciona ainda como um guia para investidores começarem a apoiar a agenda, apresentando orientações como:

  • Ampliar debates e trocas de experiências sobre o apoio a iniciativas, organizações e coletivos de comunicação, sobretudo comunitários;
  • Conscientizar doadores sobre a centralidade e transversalidade da agenda da comunicação comunitária;
  • Adotar princípios e práticas da filantropia baseada na confiança, oferecendo apoios mais livres e flexíveis.

Baixe a publicação completa aqui


Apoio institucional