Publicação oferece metodologia de incidência e monitoramento da Agenda 2030

Por: GIFE| Notícias| 15/11/2021
Agenda 2030

Intitulada Incidência e Monitoramento da Agenda 2030, a nova publicação da Rede Estratégia ODS promete fortalecer a atuação das organizações da sociedade civil (OSC) em prol da implementação da Agenda 2030, tanto no âmbito nacional, como no local.

Além de destacar a importância das ações de incidência política e advocacy do terceiro setor, posicionando essa atuação no atual contexto político-social brasileiro, o documento aponta desafios, oportunidades de ação e estratégias em favor de uma agenda ou tema específico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em um segundo momento, a publicação esmiúça uma metodologia e parâmetros para o monitoramento da Agenda 2030, a partir da análise de desempenho da agenda anterior, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A metodologia propõe uma abordagem flexível à diversidade temática das organizações da sociedade civil e aos seus diferentes níveis de atuação. Ela parte do trabalho desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na adequação das metas e dos indicadores ao contexto nacional e aponta critérios essenciais na escolha dos dados estatísticos disponíveis, além de oferecer um passo a passo a partir da experiência prática desenvolvida pela Fundação Abrinq.

A publicação está disponível neste link.


Apoio institucional