Publicação oferece panorama do uso de tecnologias digitais na educação básica

Por: GIFE| Notícias| 07/02/2022
Sistema Nacional de Educação (SNE)

12 year old girl wearing a reusable, protective face mask in classroom while working on school work at her desk.

O Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Instituto Unibanco, lançou o estudo Tecnologias Digitais aplicadas à educação inclusiva: fortalecendo o desenho universal para a aprendizagem, que traz um panorama do uso de tecnologias digitais na educação básica e aponta caminhos para que elas sejam implementadas de forma inclusiva, a fim de contemplar a todas e todos os estudantes.

Apesar de ter identificado empresas empenhadas em produzir soluções de tecnologia assistiva – como no da plataforma Clusive, da empresa Cast, que conta com recursos de acessibilidade e permite a toda a turma ler o mesmo texto, mas com níveis diferentes de dificuldade -, a pesquisa revela baixa incidência de soluções nativas acessíveis, ou seja, pensadas e criadas de maneira acessível para todo mundo, priorizando o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).

A publicação aborda conceitos sobre educação inclusiva e o DUA, recursos educacionais digitais (RED), o cenário contemporâneo de oferta de tecnologias educacionais disponibilizada por diferentes atores, além de boas práticas escolares, que mostram ganhos relativos ao ensino e aprendizagem tendo a tecnologia como aliada, mas também evidenciam a necessidade de evolução e expansão do tema.

O estudo pode ser acesso na íntegra neste link.

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