Pesquisa traz uma visão geral sobre filantropia no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 19/06/2018

Parte de uma série produzida pela Philantrophy for Social Justice and Peace – PSJP (Filantropia para Justiça Social e Paz) sobre a atual situação da filantropia em vários países ou regiões, a recém-lançada publicação “Filantropia no Brasil” destaca inovações e iniciativas no campo, apontadas por meio de conversas com pessoas que têm tentado promover, apoiar e fortalecer as diversas áreas da filantropia no país.

O termo filantropia é usado em sentido amplo, de modo a incluir todos os tipos de doações e contribuições para causas sociais, desde doações realizadas por indivíduos até aquelas feitas por diversos tipos de instituições e investimentos de impacto.

“Existe um consenso geral de que o setor de filantropia do Brasil está crescendo, porém não tão rápido e com certeza não proporcionalmente à crescente riqueza do país. Ele ainda precisa concretizar o que a maioria das pessoas entende ser seu potencial integral. O Brasil é atualmente a nona maior economia do mundo e conta com o oitavo maior número de bilionários do mundo, ainda que esteja no 75º lugar no Índice de Doações Mundiais de 2017 da Charities Aid Foundation (CAF)”, aponta a publicação.

Dentre as razões apontadas como responsáveis por esse quadro, figuram desconfiança em relação às organizações da sociedade civil e falta de compreensão sobre o que elas fazem; a saída de doadores do exterior do país e a crise política e econômica pela qual passa o Brasil.

O estudo, conduzido por Caroline Hartnell e Andrew Milner e elaborado por meio de uma cooperação entre a PSJP, a Alliance, a Rede de Filantropia para a Justiça Social e WINGS, traz um levantamento do que existe no país em termos de filantropia, em suas mais diversas formas, o que está impedindo seu desenvolvimento e qual é o potencial dela no país.

Dentre os fatores que contribuem para dificultar o desenvolvimento, a publicação aponta a estrutura legal e fiscal, destacando o Imposto sobre doação (ITCMD) e a falta de legislação sobre fundos patrimoniais.

O GIFE foi uma das fontes ouvidas ao longo do levantamento de dados para sistematização, fornecendo informações do Censo GIFE e do próprio projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil.

Acesse

O sumário executivo da publicação, em português, está disponível para download no Sinapse.


Apoio institucional