Livro “Quem precisa de justiça climática no Brasil?” traz a perspectiva de gênero e interseccionalidade para o debate sobre as mudanças climáticas
Por: GIFE| Notícias| 19/09/2022Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O estudo “Quem precisa de justiça climática no Brasil?” aborda as intersecções entre clima e temas como gênero, raça, soberania alimentar, manejo de comunidades tradicionais e decolonialidade. Além de trazer entrevistas e especialistas plurais como lideranças indígenas, negras, quilombolas, periféricas, pesqueiras e rurais, a obra também aborda a perspectiva climática em todas as regiões do País.
Realizado pelo Observatório do Clima e Gênero e Clima, com apoio do Hivos, o projeto coloca no centro do debate a justiça climática no Brasil aqueles que estão mais vulneráveis às mudanças no clima. A obra, que conta com prefácio escrito pela ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, traz ainda pesquisa com dados atuais e sistematização sobre justiça climática no Brasil, o que revela um caráter de instrumento para conhecimento da agenda.
A mudança climática e os efeitos na sociedade é uma realidade, como aponta o estudo. Por isso, com a provocação final: “Qual o seu papel diante de quem precisa de justiça climática no Brasil?”, a obra convida todos para uma reflexão e envolvimento nas questões relacionadas à justiça climática e social no país.