Rede LEQT participa do Prêmio Retratos da Leitura 2017

Por: GIFE| Notícias| 12/12/2017

Na noite da segunda-feira (4/12) a Rede LEQT marcou presença na cerimônia de premiação do Prêmio Retratos da Leitura 2017, do Instituto Pró-Livro. Em sua 2ª edição, o Prêmio teve 300 cadastros, 114 projetos habilitados para concorrer, 35 finalistas e 12 vencedores em quatro categorias: OSC (Organizações da Sociedade Civil), Bibliotecas, Cadeia Produtiva do Livro e Mídias.

A LEQT esteve presente prestigiando a cerimônia e as organizações que integram a Rede e que chegaram na fase de finalistas, duas foram premiadas e outras duas receberam menção honrosa.

Na categoria OSC, dos oito finalistas, três são organizações membro da LEQT: a Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo, com o projeto “Coleções Regionais – A cultura brasileira em suas expressões”, a ONG Recode, do Rio de Janeiro, com o projeto “Conecta Biblioteca” e o Instituto Natura, de São Paulo, com o projeto “Trilhas da Leitura”.

Já entre os doze premiados, dois compõem a Rede LEQT: na categoria OSC, o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, de São Paulo, com o projeto “Círculos de Leitura”; e na categoria Bibliotecas, a RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias), com o “Programa Prazer em Ler”.

Das três menções honrosas concedidas, duas foram para membros da LEQT: o Instituto C&A foi reconhecido pelos dez anos de promoção do fomento à leitura, com o programa Prazer em Ler, que deu origem à RNBC, hoje herdeira do projeto. Quem recebeu a homenagem foi Patrícia Lacerda, Gerente de Educação do Instituto C&A, uma das coordenadoras da Rede LEQT.

“Leitura é um dos melhores investimentos para os investidores sociais privados, pois resulta em todos esses projetos incríveis que estamos vendo aqui, projetos que transformam as vidas de tanta gente”, destacou Patrícia ao receber a menção honrosa, visivelmente emocionada. E a Fundação Dorina Nowill para Cegos recebeu o reconhecimento por seus setenta anos de contribuição à inclusão social pela leitura de pessoas com deficiência visual.

A LEQT participou das várias etapas de organização do Prêmio. Da Comissão de Avaliadores, que selecionou os finalistas, participaram representantes da Revista Emília, da Ação Educativa e do Clube de Leitura Quindim. Entre os jurados, que definiu os premiados e homenageados, esteve Angela Dannemman, Superintendente da Fundação Itaú Social. Várias organizações que compõem a LEQT estavam representadas na cerimônia, como o Cenpec, a Fundação Itaú Social, a Fundação Tide Setúbal, a Mais Diferenças, a Biblioteca Espaço Alana e a Rede Conhecimento Social.

Outras notícias sobre o Prêmio Retratos da Leitura 2017

Para saber mais acesse.


Apoio institucional