Rumo ao 13º Congresso GIFE: confira uma curadoria com reportagens sobre temas que serão abordados no evento
Por: GIFE| Notícias| 05/05/2025
Photo of a woman crossing Faria Lima Avenue in Sao Paulo city.
O GIFE selecionou conteúdos produzidos nos últimos meses sobre temas como bioeconomia, reforma tributária, filantropia colaborativa e muito mais
De 07 a 09 de maio, o 13º Congresso GIFE reunirá atores do investimento social privado (ISP) e da filantropia para debater os caminhos inovadores e colaborativos para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Com o tema “Desconcentrar, poder, conhecimento e riquezas”, o evento acontecerá em Fortaleza, no Ceará.
Esta curadoria traz conteúdos recentes publicados pelo GIFE, que ajudam a compreender o cenário, os desafios e as oportunidades de algumas das temáticas que serão detalhadas durante os três dias de evento.
Aletea Rufino, da FALM, defende que a filantropia colaborativa tem potencial transformador, pois promove articulação entre atores, compartilhamento de riscos e fortalecimento de soluções mais sistêmicas e duradouras.
Bioeconomia e comunidades tradicionais
Apesar do potencial da bioeconomia para gerar renda e conservar a biodiversidade, comunidades tradicionais seguem pouco contempladas pelos aportes do ISP, por falta de compreensão sobre seus saberes e dinâmicas. Um dos exemplos de trabalho importante nesse sentido é desenvolvido pelo projeto Sururuelas, na comunidade quilombola da Bacia e Vale do Iguape (BA), que mostra como transformar resíduos da mariscagem em biojoias, promovendo sustentabilidade, geração de renda e valorização cultural.
Apoio das OSCs em crises emergenciais
A atuação das OSCs em emergências, como enchentes e pandemias, é essencial, mas ainda carece de articulação, preparo e mecanismos que garantam respostas rápidas e eficazes junto ao poder público.
A Reforma Tributária pode impulsionar o ISP ao estimular novos incentivos e reconhecer o papel estratégico da filantropia, desde que haja mobilização para garantir avanços no marco legal do setor. De acordo com a advogada e filantropa Cristiane Sultania, a reforma tributária surge como uma oportunidade para fortalecer o setor no Brasil, menciona a relevância da ampliação do imposto sobre heranças como meio de reduzir desigualdades e destaca a importância de regulamentar o financiamento misto, permitindo que fundações participem de empreendimentos socioambientais.
Filantropia e sistemas alimentares
Sistemas alimentares afetam diretamente a saúde, o meio ambiente e as desigualdades. A filantropia pode atuar como indutora de transformações, apoiando práticas sustentáveis e políticas públicas integradas.
Desafios e transformações possíveis para o uso ético da inteligência artificial
O avanço acelerado da Inteligência Artificial (IA) tem provocado mudanças estruturais profundas na sociedade. Ao mesmo tempo em que possibilita inovações, também amplia desigualdades, reforça vieses discriminatórios e gera impactos ambientais consideráveis. Neste cenário, qual o papel do Investimento Social Privado (ISP)?
Após o Censo GIFE 22-23 evidenciar dados quantitativos sobre o Investimento Social Privado (ISP), a pesquisa “Olhares do ISP” apresenta, com uma abordagem qualitativa, os avanços, desafios e oportunidades do setor.