Segunda edição do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade tem inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo que tem como objetivo reconhecer ações de inclusão e promoção de direitos humanos e diversidades em organizações do âmbito público e privado. 

Podem participar da chamada pública organizações privadas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor com sede no município de São Paulo e que tenham ações, projetos, programas ou políticas que promovam empregabilidade, gestão de pessoas, cultura organizacional, investimento social e posicionamento de marca ou enfrentem discriminações e desigualdades. 

Dimensões e categorias 

Para concorrer, as propostas devem ser desenvolvidas em uma das três dimensões: Inclusão e Gestão da Diversidade, que engloba práticas de contratação, promoção e gestão de pessoas; Responsabilidade Social, com projetos destinados à comunidade; e Imagem e Posicionamento, que inclui iniciativas de comunicação, marketing e desenvolvimento de produtos, visando a inclusão e promoção de cidadania. 

Além disso, as propostas devem conversar com pelo menos uma e no máximo três das dez categorias do Selo: Igualdade Racial; Infância e Adolescência; Juventude; LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexo) ; Mulher; Pessoa com Deficiência; Pessoa Idosa; Pessoa em Situação de Rua; Pessoa Imigrante; e Pessoa Privada de Liberdade e Egressa. 

Também é requisito de participação a realização da iniciativa por no mínimo seis meses. 

Seleção 

Todas as propostas serão avaliadas de acordo com critérios em duas dimensões. Em estrutura do projeto, serão considerados o desenho e implementação da ação, potencial de replicabilidade, envolvimento da organização com a proposta e protagonismo do público ao qual ela se destina. 

Já a dimensão relevância e resultados engloba critérios relacionados a aspectos qualitativos do projeto e os benefícios gerados. 

A segunda edição do Selo irá premiar até 90 projetos. As organizações selecionadas poderão participar de um banco de boas práticas de diversidade e inclusão, além de integrar a Rede de Acompanhamento que, ao reunir as organizações premiadas, tem por objetivo ser um ambiente de compartilhamento de experiências e reflexões sobre os desafios da inclusão e promoção de diversidade. 

Inscrições 

Organizações interessadas em participar da seleção deverão realizar a inscrição até 2 de setembro mediante preenchimento do formulário online ou envio do formulário preenchido para o e-mail [email protected]. Nos dois casos, é necessário encaminhar uma cópia do Termo de Compromisso assinado para o e-mail citado acima.  

A divulgação do resultado da chamada pública está prevista para novembro deste ano. Todas as regras da chamada estão no regulamento, disponível neste link

Notícias relacionadas

Apoio institucional