Série da ONU chama atenção para necessidade da presença de pessoas trans no mercado de trabalho

Por: GIFE| Notícias| 21/02/2020

Foto: Tem Que Ter - O primeiro banco de imagens brasileiro focado na representatividade LGBTI+.

A invisibilidade de pessoas transexuais é o tema da série Capital Trans, iniciativa da campanha Livres e Iguais, da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a campanha Zero Discriminação, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Lançada no Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro), a série tem como objetivo reforçar não só a importância, mas a necessidade de pessoas trans integrarem o mercado de trabalho e receberem mais oportunidades de empregos. 

Cada capítulo apresenta um tema específico e exemplos práticos de ações já realizadas por diferentes empresas a fim de inserir pessoas trans nos ambientes corporativos, romper o estigma que acompanha essa população, dar início à prática de ações afirmativas e enfrentar a discriminação no ambiente de trabalho. 

O questionamento que intitula o primeiro episódio da série (“Você já trabalhou com uma pessoa trans?”) traz evidências sobre a falta de acesso dessa parcela da população às mesmas oportunidades que as pessoas cis – da palavra cisgeneridade, o termo é usado para denominar indivíduos que se identificam com o gênero atribuído em seu nascimento. 

Em três minutos, o vídeo consegue relatar e exemplificar diferentes casos de pessoas que tiveram a oportunidade de integrar equipes e o que a presença de uma pessoa trans pode trazer em termos de responsabilidade, atenção e cuidado no desempenho do trabalho. 

“Acredito que todas as pessoas trans que hoje ocupam um espaço de trabalho formal têm uma responsabilidade muito grande de abrir portas para outras pessoas trans”, comenta Ariadne Ferreira, assessora de apoio comunitário do UNAIDS, no primeiro episódio da série.

Participe 

Divulgar a campanha é um passo para reconhecer a importância da diversidade não só no mercado de trabalho, mas na comunidade e na sociedade como um todo. Capital Trans está disponível no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Vimeo


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