Séries online reforçam importância de conhecer a história e os costumes dos povos indígenas

Por: GIFE| Notícias| 14/09/2020

Muitas reportagens têm debatido a importância de medidas para proteger povos indígenas durante a pandemia de Covid-19. Entender a cultura, os costumes, saberes e tradições desses povos, em um processo de conhecer e aprender mais sobre a origem do Brasil, é também uma forma de demandar das autoridades competentes a proteção e preservação dessas populações, inclusive de grupos que optaram por permanecer isolados. 

Existem inúmeras formas de conhecer os costumes indígenas, que vão muito além dos livros de História da escola. Um método mais interessante é, por exemplo, associar imagem àquilo que os textos relatam. Por isso, o Canal Futura conta com séries que abordam a temática e podem ser trabalhadas tanto em sala de aula como à distância durante a pandemia. 

A série Guerreiros da Floresta, por exemplo, mostra como os índios vivem em harmonia com a floresta e desempenham papéis relevantes para sua preservação. Ao longo de 13 capítulos, é possível ver a preparação de jovens em aldeias e sua formação universitária, a diminuição da distância entre povos usando a comunicação por rádio, como essas populações usam a floresta – inclusive para fins medicinais -, projetos de sustentabilidade desenvolvidos por mulheres, o papel das lideranças e outros assuntos. 

Os episódios abordam também o relacionamento dos indígenas e não-indígenas, bem como a forma com que os conhecimentos dos povos são aproveitados por empresas como o Google e também em agendas como conservação da floresta. 

Já a série Krenak retrata como vivem os únicos índios às margens do Rio Doce, em Minas Gerais, região afetada pela lama liberada do rompimento da barragem da mineradora Samarco. Ao longo de cinco capítulos, indígenas Krenak fazem uma retomada de sua história, contam como desde a chegada dos portugueses o povo foi perseguido e explorado e relatam como tem sido a sobrevivência depois de a passagem da lama afetar seu modo de vida por completo, destruindo a vegetação local e matando animais que serviam de alimento.  

Confira as séries neste link e também acessando aqui

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional