Sete mitos e verdades sobre captação de recursos e cultura de doação

A captação de recursos é um dos maiores obstáculos enfrentados por organizações da sociedade civil para ampliar o alcance de suas causas. Uma realidade diretamente relacionada à cultura de doação no Brasil e à própria prática de captação.

Para contribuir com a superação desse desafio, Nossa Causa e Mobiliza desenvolveram o e-book 7 mitos e verdades sobre captação de recursos e cultura de doação. O guia traz informações úteis para a revisão de conceitos e ampliação da capacidade de mobilização por parte das organizações.

O material é o primeiro de uma série de conteúdos gratuitos, recorrentes e educativos sobre captação de recursos no âmbito da parceria.

Evidências

O estudo O Impacto da Covid-19 nas OSCs brasileiras, uma iniciativa da Nossa Causa coordenada pela Mobiliza em parceria com a Reos Partners, alerta para o risco de descontinuidade das atividades de inúmeras organizações, que, em face da pandemia, se viram em situação de ainda maior vulnerabilidade econômica em razão do redirecionamento ou cancelamento de verbas governamentais e/ou privadas.

Para 73% das quase 1.800 respondentes da pesquisa houve diminuição nos recursos, além de dificuldade de comunicação com os públicos (55%), diminuição de voluntários ativos (44%) e estresse e sobrecarga das equipe (40%).

Na direção de apontar ações que podem ser realizadas para mudar essa realidade, o guia destaca a necessidade de quebra de paradigmas e mudança de percepção a respeito do tema. Entre as verdades elencadas estão, por exemplo: Ninguém doa se não houver solicitação; e É preciso escutar antes de falar; OSCs podem oferecer muito antes de pedir.

O material pode ser baixado neste link.

Related news

Apoio institucional