Setembro Amarelo e a importância da valorização da vida

Por: Insituto Beatriz e Lauro Fiuza| Notícias| 17/09/2018

Foi comemorado no dia 10 de setembro, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A data tem como objetivo prevenir por meio da conscientização e dar suporte às pessoas que estão passando por esse momento difícil. Pouco tratado, o tema deve ser discutido em sociedade, através de palestras com especialistas, para uma maior compreensão, além de identificar e prevenir pessoas que estejam passando por esse problema. O diálogo entre família, amigos e escola é muito importante para a compreensão da fase difícil que o jovem ou criança está passando.

Conhecida como a doença do século, a depressão que pode ocasionar o suicídio atormenta muitos jovens que possuem nessa fase da vida grandes responsabilidades e passam por difíceis tomadas de decisões, além de altas cargas emocionais, como o fim do relacionamento, ou problemas familiares. Para prevenir é muito importante o diálogo com o jovem e a procura de um especialista, psicólogo ou psiquiatra, para fazer uma avaliação e chegar no diagnóstico, além de desenvolver medidas para dar suporte ao adolescente.

Programa Envolver

O IBLF acredita na valorização da vida como aliado importante na prevenção do suicídio. O esporte e a música possuem o poder de transformar vidas de crianças e jovens que estejam passando por dificuldades. O Instituto possui o Programa Envolver do Desenvolvimento Humano que fornece apoio aos 700 alunos em seus dois núcleos e seus familiares acompanhamento psicológico, pedagógico e social. O IBLF acredita que desde cedo o jovem deve ter este acompanhamento para desempenhar seu melhor papel na sociedade.

Além de proporcionar atividades coletivas com as famílias e na comunidade. O intuito é envolver os participantes em ações desenvolvidas pelo IBLF, e dessa forma fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O Envolver tem como objetivo formar um elo entre família, educando, escola e IBLF, o programa é de suma importância para o sucesso do Instituto. Reuniões são feitas com pais e alunos de forma separada para discutir temas que estejam em evidência na comunidade, mostrando sempre a importância desses jovens na sociedade em que estão ajudando a transformar.

Para conhecer mais sobre o nosso instituto e os programas que desenvolvemos siga as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e site.

Material produzido pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza

Apoio institucional