UNESCO lança pesquisa sobre o mundo que a sociedade deseja para o futuro

Por: GIFE| Notícias| 13/07/2020

Momentos de crise, a exemplo do qual o mundo está passando em razão da Covid-19, costumam provocar reflexões sobre o tipo de mundo e de sociedade desejado para o futuro. Com o objetivo de ouvir o que a população pensa sobre os principais desafios que, atualmente, ameaçam a paz no mundo todo, além das soluções para enfrentá-los, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou a pesquisa #OMundoem2030

No início do questionário, os respondentes devem escolher entre quatro e doze desafios que mais preocupam no caminho para atingir uma sociedade pacífica em 2030. Entre as opções estão falta de comida, água e moradia, violência e conflitos, saúde e doenças, inteligência artificial e novas tecnologias, discriminação e desigualdade, migração, mudanças climáticas e outros. 

Em seguida, o questionário explora cada uma das questões apontadas anteriormente pelo respondente, com problematizações como ‘com quem você está mais preocupado que sofra?’, e ‘quais são as soluções possíveis para essa questão?’. 

Em mudanças climáticas e perda de biodiversidade, por exemplo, é possível apontar desafios como aumento de desastres naturais e condições meteorológicas extremas, cada vez menos pessoas aptas a resolver o problema, poluição de oceanos e aumento do nível e outros. Entre as possíveis soluções, deve-se responder alternativas contendo mais participação pública em decisões políticas, cobertura midiática efetiva e profissional, apoio a grupos mais vulneráveis, desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, investimento em energias verdes e economias sustentáveis, criação de áreas naturais protegidas, colaboração internacional efetiva e outras. 

Já no desafio relacionado à falta de comida, água e moradia, o respondente deve selecionar questões específicas que mais o preocupam, como falta de água potável suficiente, risco do cenário piorar no futuro, falta de comidas saudáveis e de qualidade suficiente, entre outros. 

Próximos passos 

Já disponível em português, o estudo está aberto para receber contribuições de todas as partes do mundo. A pesquisa permanecerá aberta por três meses. Após esse período, os resultados serão sistematizados e publicados em setembro, no relatório especial com as visões mundiais e regionais sobre os desafios atuais. 

O objetivo da iniciativa é que os achados possam ajudar organizações internacionais como a própria UNESCO na construção de respostas mais orientadas de acordo com as percepções da sociedade.


Apoio institucional