Vale a Pena Perguntar: Inteligência Artificial e Meio Ambiente
Por: Fundação FHC| Notícias| 10/02/2025
A fusion of nature and technology in a pixelated forest
A 6ª temporada da série de minidocs originais da Fundação FHC aborda a relação entre a inteligência artificial e o meio ambiente.
Como a inteligência artificial pode ajudar no combate às mudanças climáticas? Por outro lado, quais os impactos ambientais negativos resultantes do seu uso? O que pode ser feito para estimular o desenvolvimento sustentável da IA? Diante da concentração de poder das grandes empresas de tecnologia, até onde os governos podem ir para regular esse setor e prevenir que a inovação prejudique o meio ambiente?
Quatro especialistas (abaixo) compartilham suas ideias para responder estas e outras questões nesta temporada do Vale a Pena Perguntar.

Especialistas entrevistados:
Dora Kaufman
Professora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências e Tecnologia da PUC-SP e colunista da Época Negócios.
Glauco Arbix
Professor titular de sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e coordenador da área de Humanidades do Centro de Inteligência Artificial (USP-Fapesp-IBM).
Patrícia Iglecias
Professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP, presidente do Instituto o Direito por um Planeta Verde, foi Secretária do Meio Ambiente de São Paulo e Presidente da CETESB.
Roberto Waack
Fundador da AMATA, presidente do Conselho de Administração da Arapyaú e membro dos conselhos consultivos da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e WWF Brasil.