11ª edição do Censo GIFE está mais fácil de responder e promete otimizar a publicação

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 24/04/2023

Evento de lançamento da 10ª edição do Censo GIFE, em 2021

Realizado desde 2001, o Censo GIFE é a principal pesquisa sobre investimento social privado (ISP) e filantropia no Brasil. Bienal e quantitativa, ela fornece um panorama sobre recursos, estrutura, formas de atuação e estratégias das empresas, institutos e fundações empresariais, familiares e independentes que praticam ISP. O objetivo é, a partir das características e tendências levantadas, prestar suporte ao planejamento, estruturação e qualificação da atuação dos investidores sociais.

Mas, no decorrer de mais de 20 anos de realização do estudo, o campo foi se atualizando e a série histórica precisou acompanhar. Em 2023, será publicada a 11ª edição, e, desde a última semana de março, os associados do GIFE receberam as informações e o questionário para responder ao Censo 2022-2023.

O questionário veio com novidades. Uma delas, é que se tornou mais simples, enxuta e rápida de responder. Patrícia Kunrath, coordenadora de conhecimento do GIFE, explica que ao longo de suas edições, o Censo foi ficando mais robusto, mas também bastante extenso, e em sua última edição ainda havia dados específicos sobre o contexto da pandemia de Covid-19.

“Tudo isso fez com que o questionário ficasse muito longo, podendo sobrecarregar nossos associados ao responder. Assim, tanto para melhorar a experiência do respondente quanto para otimizar a publicação e facilitar a leitura, fizemos essas mudanças.”

A pesquisa traz ainda novas abordagens metodológicas. Não serão mais coletadas as informações referentes especificamente aos projetos das organizações respondentes, o foco será na amostra de organizações associadas ao GIFE que respondem ao Censo. Ou seja, quando o questionário pergunta, por exemplo, sobre área de atuação, essa pergunta será feita em relação à organização e não a cada projeto que ela realiza ou apoia.

“O intuito é trabalhar com apenas uma amostra em toda a pesquisa, o que não significa que descartaremos os dados por projetos. O GIFE fará uma força tarefa com associados para atualizar a Base de Projetos, e a partir dela será elaborado um outro relatório focado nestas iniciativas.”

Foram acrescentadas também categorias e perguntas sobre temáticas como grantmaking e agenda ASG (ambiental, social e governança).

“A prática do grantmaking enquanto ferramenta de fortalecimento das organizações da sociedade civil é muito cara ao GIFE”, afirma Patrícia Kunrath. O objetivo é entender como o campo apoia e se relaciona com terceiros, especialmente olhando para práticas de apoio financeiro institucional livre e de longo prazo, “que ainda são escassas, mas que podem ganhar espaço”.

O Censo 2022-2023 também se propõe a entender melhor como o S, do Social de ASG, pode contribuir e se beneficiar do ISP. “Da mesma forma, os pontos ambientais e de governança são fundamentais para o campo e, portanto, de grande interesse para o GIFE e seus associados”, finaliza.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional