13º Encontro Educação e Participação: a escola como centro de cidadania

Por: Fundação Educar DPaschoal| Notícias| 20/10/2017

O Encontro Educação e Participação – A Escola como Centro de Cidadania – é mais uma ação de fortalecimento e espaço de troca de experiências aprendizagem para educadores. O evento teve sua primeira edição em 2006 e tem por objetivo gerar desenvolvimento para os educadores, além de inspirá-los a trabalharem juntos em prol de uma educação pública de qualidade, através de alternativas e ferramentas para a transformação da escola em um espaço que estimule a aprendizagem e a cidadania.

Na quarta-feira (04/10), a Fundação Educar DPaschoal realizou o 13º Encontro Educação e Participação – A Escola Como Centro de Cidadania, no SESC Campinas, que fez parte da 8º Semana da Educação de Campinas, uma iniciativa anual que a partir de uma programação intensa busca colocar em evidência a temática e a causa Educação. O evento contou com aproximadamente 127 pessoas.

Conduzida pelos jovens da Academia Educar, Rafaela Obrownick e Erick Honório, tivemos como tema “Protagonismo Juvenil: o que muda nas relações entre alunos e educadores?”  e como palestrante o Professor José Pacheco – idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, que nos trouxe um debate sobre a importância do protagonismo dos alunos, dos professores e da comunidade.

 

 

Professor José Pacheco

Sendo uma grande fonte de inspiração para muitos educadores, o professor deu exemplos pessoais de como estimular o interesse pela escola para os nossos jovens, o que nos dias de hoje é um grande desafio.

Com uma palestra descontraída, o Profº falou sobre os desafios da educação brasileira, além de abordar possíveis caminhos, inspirando e interagindo com a plateia que chegou a aplaudir o professor em vários momentos.

Além da mediação feita pelos jovens da Academia o encontro também contou também com a participação de outros dois jovens, Adler Leite e Matheus Azevedo, que apresentaram um rap, construído por eles, em homenagem a todos os educadores.

Para a educadora Leda Queiroz de Paula da escola EMEF Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres: “Esse é um evento que, desde o início o educador se sente valorizado e respeitado. Tudo tem sido ótimo, recepção, tema, horário, etc. Muito obrigada pelo evento, e tomara que o Prof. Pacheco venha para Campinas. Gostaria de estar junto, para aprender”

Educadora

Acesse

Confira o rap constrído pelos jovens,  aqui.

 

 


Apoio institucional