70% das organizações do setor possuem mais de uma fonte de entrada financeira aponta Guia 2.5

Por: GIFE| Notícias| 06/11/2023

Cerca de 70% das organizações do setor 2.5 possuem mais de uma fonte de entrada financeira. A constatação é da 4ª edição do Guia 2.5, lançado este ano. Até a 3ª edição do levantamento (2020), a fonte mais mencionada foi a prestação de serviço aos empreendedores. O setor se refere aos negócios de impacto social e ambiental, que se localizam entre as iniciativas privadas e as organizações da sociedade civil.

Segundo o estudo, isso mostra que as instituições passaram a se sustentar mais a partir do subsídio de empresas, institutos e fundações. Isso revela uma importante modificação no modelo de negócio – mudança que também reflete o crescimento de grandes empresas como organizações realizadoras das iniciativas.

Produzido pela Quintessa com apoio da Pipe Social, o Guia 2.5 é o principal estudo sobre o ecossistema de apoio aos negócios de impacto. A plataforma é voltada especialmente para empreendedores, e promove a conexão entre eles e as organizações do setor 2.5 que estão focadas em seu desenvolvimento e aporte financeiro. 

Outros destaques do levantamento deste ano revelam que apesar da concentração de sedes das iniciativas no Sudeste, cerca de 66% das iniciativas dão apoio a negócios de todos os estados do Brasil. 

A pesquisa destaca ainda como ponto positivo a alta quantidade de iniciativas gratuitas (46%), de grande importância para os empreendedores, que costumam ter desafios de sustentabilidade financeira antes do ganho de robustez de seus negócios.


Apoio institucional