79% dos brasileiros se dizem preocupados com as mudanças climáticas, mostra pesquisa

Por: GIFE| Notícias| 10/07/2023
crise climática e desigualdades

De acordo com a pesquisa Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros 2022, 79% dos brasileiros se dizem preocupados com as mudanças climáticas. A pesquisa foi divulgada em junho deste ano e foi realizada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade, em parceria com o Programa de Comunicação das Mudanças Climáticas da Universidade de Yale (EUA). 

O levantamento mostra que 52% dos entrevistados se consideram “muito preocupados” e 27% “de alguma forma preocupados”. Em contrapartida, 20% disse não estar “muito preocupado” ou “nem um pouco preocupado”.

Além disso, 94% dos brasileiros responderam acreditar que o aquecimento global e mudanças climáticas estejam acontecendo. O número de respondentes que acredita que as mudanças climáticas vão prejudicar as futuras gerações chega a 87%. 

A pesquisa mostrou ainda que 74% dos brasileiros consideram mais importante proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menos empregos e crescimento econômico. Já 17% consideram mais importante a geração de empregos, mesmo que isso prejudique o meio ambiente.

O país superou os Estados Unidos em todos os indicadores. Apenas 27% dos norte-americanos disseram estar “muito preocupados” com as mudanças climáticas; e apenas 53% acreditam que estas mudanças irão impactar as próximas gerações.

Esta é a terceira edição do levantamento que, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, ouviu 2.600 pessoas com 18 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.


Apoio institucional