8ª Mostra Ecofalante exibirá 133 filmes em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 20/05/2019

 

Entre os dias 29 de maio e 12 de junho acontecerá a oitava edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerado o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. Durante o período, 133 filmes de 32 países serão exibidos em diversas salas de cinema de São Paulo.

Realizada desde 2012, a Mostra é uma iniciativa da organização Ecofalante, do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com apoio e patrocínio de diversas organizações, entre elas o GIFE.

Uma das novidades desta edição é a ampliação do circuito de exibição em parceria com 40 espaços. As produções audiovisuais serão exibidas no Espaço Itaú de Cinema Augusta, Centro Cultural Banco do Brasil, Circuito Spcine com as salas do Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cidade Tiradentes, Roberto Santos, em 15 unidades dos CEUs (Centro Educacional Unificado), no Sesc Campo Limpo, em seis Fábricas de Cultura, seis Casas de Cultura e três Centros Culturais da Prefeitura, além de estar presente na plataforma Spcine Play.

Além de ser um movimento para divulgação de arte e cultura por meio de filmes sobre temas socioambientais, a Mostra também chama atenção para a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Programação

Toda a programação da Mostra é organizada em programas. São eles: Competição Latino-Americana, Concurso Curta Ecofalante, Experiência Sensorial: Realidade Virtual, Homenagem, Mostra Brasil Manifesto, Mostra Escola & Programa Ecofalante Universidades, Panorama Histórico, Panorama Internacional Contemporâneo, Sessão Especial e Sessão Infantil.

Com apoio da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Goethe, o Panorama Histórico, por exemplo, terá como tema “A Crise das Utopias e o Cinema Militante Pós-68”. A seleção de filmes desse contexto, que inclui produções do diretor brasileiro Glauber Rocha, tem por objetivo refletir sobre o mundo e a sociedade que se seguiram à grande produção cultural dos anos 1960.

O homenageado da 8ª Mostra será Silvio Tendler. O cineasta brasileiro terá onze títulos exibidos durante a Mostra, entre eles Os Anos JK – Uma Trajetória Política (1980) e Jango (1984) – duas das maiores bilheterias do cinema documental brasileiro -; Dedo na Ferida, grande vencedor da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental na categoria Longas da Competição Latino-Americana; e a estreia de O Fio da Meada, que aponta alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis.

Entre os programas mais esperados está o Panorama Internacional Contemporâneo que, neste ano, contará com 44 obras organizadas em sete eixos temáticos: Cidades, Economia, Povos & Lugares, Recursos Naturais, Saúde, Sociobiodiversidade e Trabalho. Entre os filmes programados para exibição estão alguns premiados em festivais como o de Berlim (Eldorado) e de diretores vencedores do Oscar (Vulcão de Lama: A Luta Contra a Injustiça).

A programação também conta com filmes que fazem parte de competições. Da Competição Latino-Americana, participam 24 produções de diversos países, como Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Venezuela. Já no Concurso Curta Ecofalante competem 13 obras produzidas em Alagoas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina.

Além da exibição de cinco curta-metragens na Sessão Infantil e de projetos que usam da Realidade Virtual para expandir os limites do audiovisual, a Mostra também promove o segundo Seminário de Cinema e Educação, que será realizado nos dias 3 e 4 de junho, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Promovido pelo Sesc São Paulo e pela Ecofalante, o evento propõe uma reflexão sobre o potencial pedagógico do uso do cinema na escola, com aulas como “O Que o cinema ainda tem a ensinar às novas gerações” e “O que pode o cinema na escola? Experiências, corte, montagens, espacialidades e encontros”.

Toda a programação da oitava Mostra Ecofalante está disponível no site oficial do evento.


Apoio institucional