GIFE realiza Missão da Filantropia Brasileira à COP pelo terceiro ano consecutivo
Por: GIFE| GIFEnaCOP| 04/11/2024Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) estará na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que chega à sua 29ª edição, sediada em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 11 e 22 de novembro.
A Missão da Filantropia Brasileira à COP é uma estratégia do GIFE para aumentar o engajamento da filantropia brasileira no enfrentamento às mudanças climáticas. Além de proporcionar uma experiência de intercâmbio, imersão e fortalecimento de rede entre os atores e atrizes do setor, sensibilizando para uma mobilização mais comprometida em torno da agenda. Durante a COP 28, o Brasil se tornou o primeiro país do sul global a mobilizar compromisso nacional da filantropia sobre mudanças climáticas.
Neste ano, estarão presentes Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Desiderata, Fundação Grupo Volkswagen, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein e Mattos Filho Advogados.
A seleção das lideranças e instituições da missão teve como critérios serem organizações não climáticas, diversidade de perfis entre investidores e capacidade de influenciar seu ecossistema de relacionamento.
Entre os principais temas a serem acompanhados nessa COP, está a expectativa de que os países desenvolvidos anunciem novas promessas para que os recursos comecem a chegar aos países mais pobres e vulneráveis, que são os menos responsáveis pelas emissões globais de dióxido de carbono (CO2) e os mais impactados pela crise climática. Outro ponto de atenção deve ser a possível inclusão de perdas e danos e/ou estabelecimento de uma sub-meta dedicada a esse propósito na Nova Meta Global de Financiamento Climático (NCQG).