Abertura do 11º Congresso GIFE acontecerá em agosto, online e gratuita

Conforme já divulgado pelo boletim redeGIFE, a pandemia do novo coronavírus impôs a necessidade de mudanças generalizadas no planejamento que vinha sendo desenvolvido até então para a realização do 11º Congresso GIFE. Diante disso, o GIFE optou por ampliar o evento para além do formato presencial. O Congresso terá início com a Semana do Investimento Social, que será realizada de 3 a 7 de agosto. A programação integra o ‘trilho’ de atividades e encontros virtuais do Congresso que culminará na realização do encontro presencial, em março de 2021. 

A ideia, conforme divulgado pelo site do Congresso, é ‘somar esforços e perspectivas para a abertura de novos caminhos para o exercício da solidariedade, da tolerância e da construção plural, diversa e enriquecedora em sociedade’, bem como pensar em novos modos de mobilização e destinação efetiva de recursos para combater diferentes consequências da crise, buscar e responder a novas agendas para corresponder aos chamados da contemporaneidade. 

Programação 

Com uma programação totalmente online e gratuita, mesas e panoramas durante a Semana do Investimento Social contarão com a participação de representantes do governo, do investimento social privado, da sociedade civil, bem como profissionais da comunicação e outros atores para debater a inovação na produção de respostas de forma conjunta. 

A mesa de abertura do Congresso, com o tema “Fronteiras da Ação Coletiva: desafios e inspirações para o Brasil e o Mundo”, acontecerá no dia 3 de agosto. Com a participação de Eliane Dias, empresária do Racionais MC e do Mano Brown e militante feminista; Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População na Faculdade de Saúde Pública de Harvard e co-diretora do programa de estudos de Brasil no Centro David Rockefeller; Neca Setubal, presidente do conselho de governança do GIFE e do conselho de administração da Fundação Tide Setubal; e Rachel Maia, CEO da Lacoste Brasil, a palestra visa debater como a sociedade civil e o investimento social privado são convocados a aprofundar suas capacidades de ação pública e reflexão sobre as transformações necessárias para a reconstrução do futuro.

Já no dia 4, é a vez de debater a importância das doações durante a pandemia e como estas podem deixar um legado para a cultura de doação do país. Correalizada com o Movimento por uma Cultura de Doação (MCD), a palestra terá como tema “Além da emergência: Por um Brasil mais doador, sempre”. Na parte da tarde, o foco será debater o futuro da Avaliação no setor.

Além dessa, outras mesas também contarão com organizações parceiras, como é o caso da “Empresas e Sociedade: Propósito, Impacto e a busca por novos paradigmas”, apoiada por Instituto Ethos e Sistema B Brasil. O debate contará com a participação de Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo; Francine Lemos, diretora executiva do Sistema B no Brasil; Luana Génot,  fundadora do Instituto Identidades do Brasil e a idealizadora da Campanha “Sim à Igualdade Racial”; Marina Cançado, head da área de Sustainable Wealth da XP Inc; e Tarsila Reis, membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, do Ministério do Meio Ambiente.

Debates sobre investimentos de impacto, filantropia, cidadania e democracia e horizontes para o pós-pandemia também terão espaço ao longo da Semana. Os nomes de todos os palestrantes já confirmados estão disponíveis no site do Congresso

A programação conta, ainda, com painéis diários “Sociedade Viva”, destinados a debater articulações durante a pandemia e como estas podem ter continuação e render frutos. 

Participe 

Todos os detalhes sobre o funcionamento do 11º Congresso GIFE se encontram no site do evento. Neste link, José Marcelo Zachhi, secretário-geral do GIFE, explica mais detalhadamente no que consiste o trilho do Congresso, que vai de agosto de 2020 a março de 2021. Já a programação pode ser visualizada aqui, enquanto a inscrição para a Semana do Investimento Social, gratuita, pode ser feita aqui

Related news

Apoio institucional