Acesso ao esporte é um direito que nem todos os brasileiros possuem

Por: GIFE| Notícias| 12/12/2022
direto ao esporte

É ano de Copa do Mundo e todo o país acompanha atentamente a seleção brasileira em um dos maiores eventos esportivos do mundo. No entanto, para além da alcunha de país do futebol, o esporte e o lazer são um direito dos brasileiros e brasileiras.

A Constituição Federal, instituída em 1988, estabelece como um dever do Estado o fomento de ações que garantam o acesso ao esporte e ao lazer para toda a população brasileira. Como “direito social”, é necessária a criação e promoção de políticas públicas de fomento ao esporte. 

No Brasil, 100,5 milhões de adolescentes e adultos com 15 anos ou mais de idade não praticavam esporte ou atividade física em 2015. Os dados fazem parte do estudo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad): Prática de Esporte e Atividade Física divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo ainda mostrou uma relação direta entre escolaridade e atividade física. Entre as pessoas com menor índice de instrução, a proporção das que não praticam algum esporte foi de 91%, caindo para 64,9% entre aquelas com nível superior completo. Já o estudo internacional promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2021 aponta que, no Brasil, um em cada dois adultos não pratica atividades físicas regularmente – 47% da população está abaixo da média de exercícios recomendada por médicos e especialistas.

Como o investimento nos esportes pode mudar a perspectiva de vida de crianças e jovens 

Para o diretor-superintendente, da Fundação ArcelorMittal, Herik Pires Marques, é de extrema importância o investimento no esporte pelo poder de inclusão social e a formação de atletas de base. Sendo que, o esporte quando chega em localidades onde a prática de atividade esportiva é inexistente, pode transformar realidades.

“O esporte é disciplinador, gera consciência cidadã de jovens e crianças, inspira diversas modalidades e a seguir carreira no esporte e fora dela. Então, o esporte tem um papel importantíssimo com outros eixos como a cultura e educação, nessa formação da consciência cidadã e integral.”

O diretor-superintendente explica que a Fundação ArcelorMittal apoia mais de 20 modalidades esportivas e como é importante compreender a realidade local como um trabalho de inclusão. Herik Marques acredita que o Investimento Social Privado (ISP) tem um grande potencial, porque está espalhado pelo Brasil e pode contribuir de forma positiva nos projetos esportivos.

“O Investimento Social Privado pode contribuir de diversas formas. Apoiando, divulgando, entendendo e escutando a partir de diagnósticos, incentivando de forma organizada com critérios e chegando a diversos locais.”


Apoio institucional