Agenda de Avaliação lança série especial sobre o tema no Podcast GIFE

Avaliação é uma das oito agendas estratégicas do GIFE, que envolvem temáticas cujo aprofundamento tem grande potencial de fortalecer e legitimar o investimento social privado (ISP) como setor e ator de grande relevância e impacto no uso de recursos privados para a produção do bem público. 

Entendendo a importância do tema, o GIFE criou a Agenda de Avaliação, que reúne um conjunto de iniciativas com o objetivo de fortalecer e ampliar as práticas de monitoramento e avaliação junto à rede de associados, que hoje conta com mais de 160 membros. Para apoiar o processo de transformações sociais relevantes a partir da cultura avaliativa amplamente difundida, qualificada e legitimada no investimento social brasileiro, o grupo acaba de lançar a série especial “Avaliação”, do Podcast GIFE

A cada episódio, o programa contará com a participação de especialistas no assunto, colocando em pauta experiências que reforcem o potencial das práticas de monitoramento e avaliação para aprimorar ações dos investidores sociais no país. 

O primeiro episódio

Considerando o cenário de emergência no Brasil e no mundo, o programa de estreia da série teve como tema ‘práticas de monitoramento e avaliação no campo do ISP diante do cenário atual da pandemia da Covid-19’. 

Com mediação de Ana Lima, consultora da Conhecimento Social e da Agenda de Avaliação, o programa contou com a participação de João Martinho, gerente de avaliação da Laudes Foundation, especialista em comunicação de dados e informação complexa e coordenador de um processo de desenvolvimento, teste e implementação de um sistema de mensuração e aprendizado baseado em rubricas avaliativas.

Diante do cenário de desafios sem precedentes imposto à sociedade, João destaca a importância da avaliação como ferramenta fundamental para o entendimento do impacto da crise nas pessoas, no ambiente, nas organizações e no nosso modo de ser e fazer, e reforça que o pensamento avaliativo pode contribuir para a busca de novas soluções, novos caminhos para uma transformação maior.

“É urgente, mais do que nunca, avaliar e aprender ao longo do caminho. Promover conversas relevantes e regulares com as várias partes interessadas. É importante, acima de tudo, desenhar os projetos para incluir estes momentos de reflexão. Fazer um planejamento para mudanças sistêmicas significa, sobretudo, planejar com abertura para replanejar ao longo do caminho”, afirma.

O programa na íntegra está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts e Soundcloud.

Iniciativas da Agenda de Avaliação

Além da série de podcasts, a Agenda de Avaliação promove, mensalmente, uma reportagem explorando temas referentes ao processo de monitoramento e avaliação nas organizações. Na primeira edição, Eduardo Marino, diretor de conhecimento aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), dividiu alguns passos do processo de implementação da cultura avaliativa na organização, iniciado por volta de 2005. 

Em seguida, especialistas reunidos em encontro virtual do grupo, realizado no dia 29 de abril, comentaram como profissionais de monitoramento e avaliação podem apoiar na redefinição de ações em momentos de crise. 

As reportagens mencionam a nota técnica Como Criar uma Cultura Avaliativa nas Organizações e o artigo A avaliação nos tempos do covid, disponíveis na SINAPSE, a biblioteca virtual do GIFE. 

Agendas Estratégicas

Atuação em Rede

Notícias relacionadas

Apoio institucional