Alavancas para transformar vidas

Por: GIFE| Notícias| 07/03/2022
partilhar 2022 - Vale

Por: Hugo Barreto, diretor de Investimento e Desenvolvimento Social da Vale e Marco Braga, diretor de Suprimentos da Vale

 

A Casa Dorcas, na cidade paraense de Parauapebas, já é conhecida pelas pessoas que vivem na região e estão passando por vulnerabilidade financeira. Desde 2018, todos os dias elas sabem que poderão encontrar ali uma refeição feita com carinho e respeito. A tarefa ficou um pouco mais fácil para a Organização depois que passou a contar com a parceria da empresa RBS Engenharia Serviços de Construção Ltda, fornecedora da Vale naquela região. A RBS fornece gasolina, dá R$ 4 mil por mês para a compra dos alimentos e contratou dois funcionários só para ajudar a Dorcas.

Na mesma cidade, Flávia Rosa Trindade se beneficiou com o programa da Omega Service, outra fornecedora da Vale. Flávia conta que estava disposta, até mesmo, a pagar e se privar de algumas necessidades para conseguir fazer um curso de capacitação em costura. Mas não foi preciso. Querendo ampliar sua contribuição socioeconômica no local, a Omega decidiu financiar o curso para Flávia e outras mulheres que esperavam por oportunidade semelhante. Flávia Rosa, agora, se sente realizando um sonho, o que a deixa otimista com seu futuro.

Outra que realizou um sonho antigo foi Tatiane Moraes, que mora em Canaã dos Carajás, também no Pará. Ela sempre quis se tornar motorista na categoria D, e conseguiu graças à capacitação oferecida pela Opus Construções Modulares, também fornecedora da Vale. Tatiane agora é Operadora de Munck e já conseguiu ser recolocada no mercado de trabalho.

“Sou muito grata por ter alcançado meu objetivo”, disse ela.

Ainda em Canaã vamos encontrar Silvia Vieira, que expressa o mesmo sentimento de Tatiane. Silvia participou do curso oferecido pela Fernandes Amadeu Transportes e Logística Ltda, também fornecedora da Vale, só para mulheres motoristas de veículos pesados. “Após uma semana do término do curso fui contratada por uma empresa, atuando como motorista/operadora de caminhão garra. Estou imensamente grata”, disse.

Como já deu para perceber, todas essas histórias bem-sucedidas têm algo em comum: foram proporcionadas por empresas fornecedoras da Vale.

A Vale não abre mão de utilizar a sua força para estimular o debate e o engajamento das organizações da rede de fornecedores nas agendas de desenvolvimento sustentável. Há tempos a empresa tem buscado promover o crescimento dos fornecedores regionais, para fazer parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento de comunidades autônomas.

Um dos objetivos é criar uma rede de organizações conscientes que possam contribuir para transformar o futuro e melhorar a vida das pessoas. Dessa forma, temos auxiliado na reflexão sobre os valores ligados à sustentabilidade, incluindo, claro, os aspectos sociais (educação e saúde) e econômicos.

O Programa Partilhar, lançado pela Vale em 2020, tem essa essência, e é resultado de uma evolução da empresa na relação com sua rede de fornecedores. O Programa inova, também, porque se utiliza de métricas para diferenciar as empresas que mais contribuem para o desenvolvimento local e, dessa forma, replicam bons exemplos.

Como o próprio título do Programa diz, a ideia da Vale é estar junto. Este é um ciclo virtuoso que prioriza as parcerias e tem tudo para resultar em desenvolvimento socioeconômico sustentável, na trilha do que é sugerido pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 das Nações Unidas. O Partilhar está alinhado com o compromisso da Vale com a Agenda 2030, lançada em 2015 pelas Nações Unidas, que propõe um enfrentamento coletivo – governos, instituições, empresas e sociedade – aos maiores desafios do mundo contemporâneo.

Importante ressaltar que o objetivo não é apenas proporcionar ganhos financeiros às comunidades, com a geração de mais emprego e renda. Há outros ganhos possíveis, de valores intangíveis, sobretudo quando as empresas fornecedoras se engajam no Investimento Social Voluntário. Esperança, perspectiva de futuro e fortalecimento da autonomia são alguns desses valores.

O aprendizado do Programa Partilhar é constante, e está sendo feito em pleno voo pelas nossas equipes. O modelo foi desenhado para todos, mas, com foco inicial no Brasil, será implementado em ciclos. A Vale tem, no fim de 2021, 434 empresas participantes de onze categorias de serviços e já está replicando a experiência na Indonésia e no Canadá, com programas piloto.

O Partilhar tem cinco alavancas: emprego local, massa salarial, compras locais, impostos locais e investimento social. É nelas que se se baseia o Índice de Valor na Comunidade (IVC) concebido com vistas a utilizar critérios objetivos e transparentes para avaliação de todos os participantes. O IVC mede a contribuição socioeconômica dos fornecedores nas comunidades onde a Vale opera. A pontuação do IVC conta como novo critério de premiação, além da avaliação técnica da proposta e da avaliação comercial. Para a Vale, essa metodologia é um adicional ao fomento do desenvolvimento socioeconômico local.

Quando uma empresa potencializa a parceria, incentiva o potencial humano e se apodera da possibilidade de levar mudanças benéficas reais ao mundo que a rodeia, ela está exercendo o seu papel de empresa cidadã, dizem Jeffrey Hollender e Bill Breen no livro “Muito Além da Responsabilidade Social”.  O Programa Partilhar, da Vale, ilustra essa atitude, estimulando também as parcerias e a vida em rede.

Compreendendo o entorno social e atuando sobre ele, em parceria com seus fornecedores, a Vale está assumindo seu papel para conseguir as mudanças necessárias para o futuro que se quer, de bem-estar comum e dignidade para todos.

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional