Chamada irá selecionar negócios de impacto que promovam economia circular e de baixo carbono

Por: GIFE| Notícias| 09/09/2019

Selecionar e fomentar negócios que promovam uma economia circular e de baixo carbono. Esses são alguns dos objetivos da Chamada de Bons Negócios pelo Clima – Climate Ventures. Em sua segunda edição, a iniciativa da Climate Ventures conta com parceria institucional do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e apoio técnico da Pipe.Social. 

Podem participar do edital iniciativas encampadas por pessoas físicas e empresas, com ou sem fins lucrativos, desde que estejam alinhadas com um dos seis temas: gestão da água, gestão de resíduos, agropecuária, energia, logística e mobilidade e uso do solo e florestas. 

É requisito que os negócios já sejam constituídos e gerem receita, além de ter potencial de escala e replicabilidade. O produto ou solução deve produzir benefícios para o clima direta ou indiretamente. 

Relacionada diretamente às áreas de impacto de cidades (habitação/mobilidade) e tecnologias verdes, a chamada conversa com dez Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Confira todos aqui

Seleção 

A seleção dos 14 finalistas ficará a cargo de representantes definidos por Climate Ventures e Pipe.Social, que levarão em conta alinhamento com o tema da chamada, clareza na definição do problema endereçado e solução oferecida, potencial de impacto ambiental, potencial de impacto social, maturidade do projeto, nível de inovação e oportunidade comercial e potencial de mercado. 

Os finalistas participarão do evento Speed Dating, da Climate Ventures, que será realizado em novembro deste ano, onde terão a oportunidade de receber capacitação voltada ao refinamento do modelo de negócio, tese de impacto e teoria de mudança, além da montagem de um pitch

Até sete iniciativas serão selecionadas para realizar o pitch na plenária do Summit Climate Ventures, em fevereiro de 2020, que reunirá investidores, fundações, institutos e demais atores do ecossistema de negócios de impacto, clima e tecnologia. Os selecionados também participarão do programa Impulsionamento Climate Ventures, que será desenhado de acordo com as necessidades dos empreendedores e seus negócios. 

Inscrições 

Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site da Pipe.Social até 16 de setembro. Todas as regras da chamada estão no regulamento, disponível neste link. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].


Apoio institucional