Coletânea de artigos e reflexões propõe debate sobre desafios, incertezas e possibilidades de investimento em negócios de impacto socioambiental no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 12/08/2019

Acaba de ser lançado o livro Impacto na Encruzilhada – Inovação social, negócios de impacto e investimento social privado: caminhos e descaminhos. De autoria de Fábio Deboni, gerente executivo do Instituto Sabin, membro do conselho de governança do GIFE e coordenador da Rede Temática de Negócios de Impacto, a obra reúne uma seleção de artigos e reflexões sobre investimento social privado (ISP) e negócios de impacto. 

Com isso, Fábio pretende abrir uma discussão sobre os dilemas do setor de negócios de impacto social no Brasil e os possíveis caminhos para investimento, além de reunir suas produções desde a última publicação, Reflexões Contemporâneas sobre Investimento Social Privado, disponível neste link

“O nome do livro tem a ver com a percepção de que, ao mesmo tempo em que fala-se muito sobre impacto social e seus temas, parece haver um certo senso comum às vezes raso sobre o tema. Têm-se a impressão de que mudar o mundo será alcançado num clique ou num aplicativo sem termos que sair da zona de conforto, o que não é a realidade”, explica Fábio. 

Nesse sentido, o autor pontua quatro encruzilhadas do impacto: compreensão e narrativas, ferramentas e modos de fazer, financiamento e avaliação e transparência e governança. 

Maure Pessanha, diretora executiva da Artemisia, assina o prefácio do livro, onde afirma que a própria complexidade do campo social no Brasil, a multiplicidade de atores que o compõem e as soluções para os desafios e problemas sociais que endereçam causam uma mudança de conjuntura no setor, juntamente com fatores do contexto externo ao país. Entre essas mudanças está a forma de financiamento de iniciativas e projetos e o surgimento de uma nova opção de investimento com retorno financeiro: o investimento de impacto. 

A diretora entende a obra como leitura obrigatória para empreendedores, inovadores, investidores, filantropos e gestores interessados em se envolver ou com o desejo de potencializar iniciativas de impacto socioambiental positivo. 

Temática 

A partir de sua vivência de mais de uma década no investimento social privado, Fábio busca estabelecer um fio condutor e, por isso, divide o texto em três eixos para pensar o impacto: investimento social privado, inovação social e negócios de impacto. 

O ISP é o tema do primeiro capítulo, onde o autor trata do papel de institutos e fundações e as transformações do setor filantrópico, os desafios e alternativas para um novo tipo de atuação de acordo com esse contexto e temáticas como ferramentas, desafios de escala, soluções de mercado, entre outras. 

Em seguida, há uma proposta de organizar de forma didática as diversas ramificações conceituais do termo inovação social, além de seus conceitos e narrativas determinantes, as principais discussões e dilemas do campo e seus desafios no Brasil. 

Por fim, o terceiro capítulo aborda reflexões sobre os negócios de impacto e apresenta a forma como o tema se relaciona com o ISP. 

Impacto na Encruzilhada pode ser adquirido neste link


Apoio institucional