Com foco em educação e meio ambiente, Instituto International Paper é novo associado ao GIFE

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 15/10/2018

Outubro marca a chegada de um novo associado ao GIFE. O Instituto International Paper (IIP) foi fundado em 2007 para desenvolver, coordenar e executar ações e programas relacionados à responsabilidade social corporativa da International Paper do Brasil.

Educação e meio ambiente são as duas causas principais do Instituto. Gláucia Faria, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do IIP, explica que desde a fundação do Instituto, o objetivo da equipe sempre foi fortalecer, por meio do investimento em projetos de educação, a consciência socioambiental de crianças e jovens, assim como a importância da preservação do meio ambiente.

“Entendemos que essas são áreas de base, passam pela formação e agregam valor quando estamos falando de cidadania. Mais do que colaborar com o desenvolvimento de crianças e adolescentes, queremos conscientizá-los. É como plantar uma semente, regar e colher os frutos. Nós buscamos ano a ano melhorar nossos projetos e plantar novas sementes para que no futuro próximo eles possam ser replicadores de bons exemplos.”

Para cumprir com sua missão e proporcionar o crescimento sustentável e a transformação de vidas, foi definida como estratégia da organização atuar como mobilizadora e incentivar o engajamento e comprometimento de parceiros e colaboradores nos programas de responsabilidade social, visando fortalecer a consciência socioambiental para um desenvolvimento sustentável da comunidade.

“Inicialmente, o projeto [do Instituto] contou com a participação voluntária de aproximadamente duzentos profissionais das unidades International Paper (IP) para discutir direcionamento, atuação e princípios organizacionais. Hoje o número de voluntários passa de quinhentos e isso é a maior prova de que estamos atuando em consenso com os valores da companhia, que é fazer as coisas certas, do jeito certo, pelas razões certas, o tempo todo. É assim que seguimos as nossas atividades dia a dia, focados na responsabilidade social corporativa”, explica Gláucia.

Programas

O IIP atua nas regiões e estados onde a International Paper mantém operações industriais, florestais e escritório corporativo como São Paulo, Amazonas, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Com base em sua estratégia de atuação, o IIP desenvolve sete projetos: Programa de Educação Ambiental (PEA), Natureza e Corpo, Apicultura Solidária, Formare, Cidade do Livro Itinerante, Concurso de Redação e Guardiões das Águas.

Modelo de financiamento e associação ao GIFE

Os recursos utilizados pelo Instituto provém majoritariamente da International Paper. Entretanto, além da mantenedora, diversas ações desenvolvidas pela organização contam com parceiros. “Nossos programas não seriam os mesmos sem parceiros como a Solenis e nossos profissionais, que dedicam tempo na realização e continuidade dos nossos projetos.”

Segundo Gláucia, a associação ao GIFE vem ao encontro dos objetivos do IIP. “Estamos inseridos em um universo cada vez mais dinâmico onde a mudança é uma constante. Nosso objetivo é ampliar conhecimento, fazer parcerias, aprender e compartilhar experiências para melhorar o dia a dia e pensar além daquilo que já realizamos. Precisamos de novas ideias, conceitos e contatos. Acreditamos que o GIFE pode contribuir muito com esse objetivo.”

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional