Dia Viva Unido fortalece Programa pela Primeira Infância

Por: United Way Brasil| Notícias| 01/12/2017

Contação de histórias, brincadeiras e mãos às obras. Na última sexta-feira, cerca de 130 voluntários de dez organizações participaram de atividades e reformas em dois centros educacionais de São Paulo, durante o Viva Unido, dia de mobilização promovido pela United Way Brasil, ONG que desde 2001 atua pela primeira infância e juventude no Brasil.

Enquanto as crianças mantinham suas rotinas de atividades em sala, os voluntários realizaram um mutirão de reformas e melhorias nas áreas externas dos Centros de Educação Infantil São Luiz II e Parque Fernanda, localizados no Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo.

A partir da metodologia do programa Crescer Aprendendo, desenvolvido desde 2012 no Brasil, os voluntários se dividiram em equipes para criar trilhas e estações de aprendizagem lúdicas, com jogos e brincadeiras, além de pinturas, jardinagem e melhorias nas áreas de lazer das crianças.

Os voluntários também participaram de diferentes rodadas de contação de histórias e orientações para a higiene pessoal, aproveitando para conhecerem melhor as crianças beneficiadas com a ação.

“Quando elas saírem das aulas, vão ficar felizes com a escola reformada, com pinturas e novos espaços. As crianças ficam felizes, e fazer um bem para as pessoas é importante”, comentou a voluntária Danielle Pessoa, de 22 anos. “Aqui aprendi mais sobre trabalhar em equipe e conheci mais os colegas”, completou a jovem estagiária da Ecolab, uma das dez organizações parceiras da mobilização.

A iniciativa já acontece há 16 anos e, em 2017, reuniu voluntários de empresas como a P&G, Owens Illinois, Lilly, Lear Corporation, Morgan Stanley, Ecolab, Eastman, Edwards Lifesciences, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Parthenon.

Após a ação, as famílias das crianças são chamadas para conhecer o resultado do trabalho dos voluntários em encontros entre os dias 2 e 8 de dezembro. Além desses dois Centros de Educação Infantil, existem outros oito que integram o programa e participam dos encontros de formação, momento em que a equipe pedagógica da United Way orienta a família a participar do aprendizado das crianças em seu cotidiano.

“A gente ouve histórias e relatos dos pais sobre como tem mudado sua forma de abordar e acompanhar os filhos, e isso é importante para ver o trabalho de longo prazo na formação dessas crianças e de seus filhos”, conta Gabriella Bighetti, diretora da United Way no Brasil.

O Crescer Aprendendo está beneficiando cerca de 1200 crianças de 10 centros de educação infantil em São Paulo. O desafio atual é ampliar o alcance das ações a partir do próximo ano, chegando às regiões onde as dificuldades de aprendizado são mais acentuadas.

Saiba mais

Confira as fotos da iniciativa  aqui .

 


Apoio institucional