E-Book reúne boas práticas de gestão no terceiro setor

Por: GIFE| Notícias| 22/11/2021

As organizações da sociedade civil (OSCs) sempre tiveram papel fundamental na realização de iniciativas que buscam trazer respostas aos imensos desafios decorrentes das desigualdades que marcam a sociedade brasileira.

Entretanto, apesar de terem sido essenciais para ajudar a superar os desafios durante a crise desencadeada pela Covid-19, as OSCs foram profundamente afetadas pela pandemia: em maio de 2020, 46% das organizações da sociedade civil respondentes do estudo Impacto da Covid-19 nas OSCs Brasileiras afirmaram ter orçamento disponível para operar por, no máximo, mais três meses, enquanto somente 9% apontaram conseguir antever disponibilidade orçamentária para mais de 12 meses de operação.

Em meio a esse cenário de intensa instabilidade, a gestão e o planejamento tornaram-se ferramentas indispensáveis para a sobrevivência de qualquer tipo de organização. E foram justamente essas temáticas que nortearam o curso de Formação e Consultoria Monitorada em Gestão do Terceiro Setor, promovido pela Fundação Salvador Arena, em 2020, cujos principais aprendizados foram sistematizados no novo e-book da Coleção Salvador Arena de Boas Práticas no Terceiro Setor.

A publicação reúne 13 experiências em gestão no terceiro setor, desenvolvidas durante um processo de 100 horas de formação para dirigentes de organizações sociais apoiadas pela Fundação durante o ano de 2020, que buscam planejar ações voltadas para a sustentabilidade, o que se tornou algo ainda mais desafiador considerando o cenário enfrentado ao longo do ano passado.

Para cada uma das experiências relatadas é apresentado um texto inicial a respeito da OSC (sua história, principais iniciativas), o contexto atual em que se encontra, um desafio a ser superado, os objetivos e ações estratégicas desenhadas para o plano de ação e os resultados obtidos.

Para a Associação Beneficente das Mães da Vila dos Frades, por exemplo, o plano teve como proposta estabelecer ações estratégicas para a captação de recursos visando diminuir a restrição orçamentária, realizar novos projetos e obter sustentabilidade financeira. Já para o Instituto das Filhas de São José, o desafio colocado foi a criação de estratégias para otimizar o trabalho da equipe, no intuito de fortalecer boas práticas de governanças, seguindo o regimento interno.

O e-book pode ser acessado neste link.


Apoio institucional