Edital busca soluções tecnológicas para melhorar qualidade de vida e do meio ambiente no Ceará

Por: GIFE| Editais| 26/08/2019

Com o objetivo de conhecer e implementar soluções tecnológicas que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população do Ceará, na região Nordeste do Brasil, estão abertas as inscrições do Territórios de Futuro 2019, uma iniciativa da in3citi e Grupo Marquise com apoio do Quintessa, Pipe.Social, CIVI-CO e Agência BeCause.

As soluções devem contribuir para a construção dos territórios de futuro, que a iniciativa entende como regiões inclusivas, sustentáveis, conectadas, acessíveis, promotoras da felicidade e respeitadas pela privacidade. 

Podem participar da chamada negócios de impacto, startups, empreendedores, inovadores e empresas de base tecnológica que tenham propostas tecnológicas comprovadas e que desejam a expansão para novos mercados. Também podem participar grupos de pessoas que têm uma ideia para solucionar um problema socioambiental ou melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente, desde que tenham receita ou um modelo de negócios que vise autonomia financeira. Não é um requisito que a solução ou empresa já atue no Ceará, mas que esteja disposta a prestar seus serviços ou oferecer seus produtos no estado. 

Os projetos devem conversar com ao menos um de seis temas: mobilidade urbana, resíduos sólidos, energia inteligente, educação, saúde e finanças (microcrédito) que, por sua vez, conectam-se diretamente a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3, 4, 7, 8, 10, 11, entre outros. 

Seleção 

A seleção das iniciativas será dividida em duas fases. Na primeira, representantes escolhidos pelas organizadoras irão avaliar os projetos de acordo com sua maturidade, sinergia entre os membros da equipe proponente, oportunidade comercial e potencial de crescimento, alinhamento com os temas procurados, potencial de impacto socioambiental e  nível de inovação e disrupção da proposta. Até outubro, a Pipe.Social irá entrevistar via teleconferência até 15 negócios, dos quais serão escolhidos até dez como finalistas. 

Na fase seguinte, os finalistas serão convidados a participar de uma rodada de apresentação presencial das soluções, em Fortaleza. Deste encontro, sairão até seis projetos selecionados.  

Inscrições 

Os interessados em participar devem realizar a inscrição até 7 de setembro no site da Pipe. Todas as regras do edital estão no regulamento, disponível neste link. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]


Apoio institucional