Edital visa reconhecer e estimular ações que promovam visibilidade e respeito às pessoas LGBT+

Por: GIFE| Editais| 01/10/2018

Estão abertas as inscrições do Edital LGBT+ Orgulho. A iniciativa da consultoria Mais Diversidade e do Itaú Unibanco tem o objetivo de selecionar, reconhecer e apoiar ações que auxiliem e estimulem a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Transsexuais).

Além de incentivar iniciativas já existentes e fomentar a criação de novos projetos, a chamada também visa mostrar que essas ações têm um grande potencial transformador da sociedade.

Podem participar da seleção projetos culturais, educacionais, esportivos e sociais, desde que tenham o respeito e a valorização da diversidade LGBT+ no centro de suas ações. As propostas podem ser desenvolvidas por pessoas físicas e jurídicas, grupos e coletivos, que devem se encaixar em duas categorias.

Na primeira delas, “Pessoas Jurídicas”, poderão ser inscritos projetos já em execução em qualquer área entre as citadas acima. Já em “Pessoas Físicas”, poderão participar projetos já iniciados ou ideias de ações que ainda não foram colocadas em prática. Nas duas categorias, os selecionados receberão apoio financeiro, acompanhamento periódico e apoio de divulgação.

Para participar, não é permitido qualquer vínculo com partidos políticos ou grupos político-partidários. Além disso, é obrigatório que os projetos e ideias tenham sido constituídos e atuem no Brasil.

Seleção e critérios

A seleção será dividida em quatro etapas. Na primeira, o Itaú Unibanco será responsável por validar aspectos formais das inscrições realizadas. No segundo passo, uma equipe da consultoria Mais Diversidade irá pré-selecionar e avaliar dez propostas.

Os representantes dos dez projetos escolhidos participarão de um pitch para apresentar a ideia a um membro independente do comitê de Notáveis em Diversidade do Itaú Unibanco, um representante da área de Relações Institucionais do Itaú Unibanco e três representantes da comunidade LGBT+. A última etapa do processo consiste na visita aos projetos selecionados.

Os critérios que serão considerados para a seleção são: adequação ao foco do edital, relevância, originalidade, representatividade regional, prioridade para projetos conduzidos por pessoas LGBT+ e capacidade de desenvolvimento da proposta.

O montante total disponível para esse edital é de R$ 200 mil. Até quatro iniciativas serão premiadas com orçamento máximo de R$ 50 mil. A divulgação dos vencedores está prevista para novembro deste ano.

As inscrições podem ser realizadas até 11 de outubro, às 18h, no site Prosas. Na aba “Arquivos” está disponível o regulamento, que contém todas as informações sobre a chamada. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] com o assunto “Edital LGBT+ Orgulho”.


Apoio institucional