Edital seleciona projetos que incentivem e promovam desenvolvimento sustentável

Por: GIFE| Editais| 26/02/2018

Aerial drone panoramic view of Oka river in Russia

 

Estão abertas as inscrições para o 10º Edital para projetos de Responsabilidade Socioambiental da Brookfield Energia Renovável (BER). Com mais de 100 anos de atuação e operações em mais de 30 países, a empresa, que começou a atuar no Brasil em 2001, pretende selecionar ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades ou grupos sociais inseridos em regiões onde a BER está presente.   

As propostas devem ser desenvolvidas em três eixos estratégicos: 1. Produção Inclusiva e Sustentável; 2. Educação; e 3. Água. Cada eixo conta com objetivos e linhas de atuação próprios, e conversam diretamente com alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o 4, de educação de qualidade; o 6, de água potável e saneamento; o 8, de trabalho decente e crescimento econômico, entre outros.

Em Produção Inclusiva e Sustentável, por exemplo, as iniciativas devem ser desenvolvidas para fortalecer modelos de produção e prestação de serviços, promovendo o equilíbrio entre produção, consumo e meio ambiente. Para isso, é preciso estar de acordo com duas linhas de atuação: 1. Agricultura familiar (promoção do desenvolvimento rural sustentável) e 2. Apoio à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (o que inclui apoio à cooperativas, negócios sociais ou outras formas de associação em caráter de autogestão de catadores de materiais recicláveis).  

Já no eixo Educação, a ideia é selecionar ações que tenham como objetivo o desenvolvimento humano integral, incluindo o exercício da cidadania, respeito ao meio ambiente e qualificação para acesso a trabalhos decentes. Os projetos devem ser desenvolvidos nas seguintes linhas programáticas: 1. Educação para o Trabalho (com iniciativas que promovam ampliação das oportunidades de inserção profissional); 2. Educação Ambiental e 3. Educação para Direitos Humanos (com apoio a fóruns e movimentos de políticas públicas que discutem o tema, de forma a aumentar a participação da população).

Por fim, em Água, o edital irá apoiar projetos que proponham a: 1. Gestão dos Recursos Hídricos e a 2. Segurança Hídrica, com apoio a ações de preservação de nascentes, de incentivo ao uso racional da água, entre outras.

Para ser selecionado, o projeto deve responder positivamente a critérios como: atendimento às necessidades da comunidade; alinhamento com princípios da BER, como preservação ambiental, transparência e ética na relação com parceiros e comunidade; capacidade técnica e operacional para realizar o que foi proposto; relevância do projeto e cronograma viável. Para cada selecionado, a BER irá disponibilizar até R$ 90 mil.

Fundações, institutos, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e associações com pelo menos um ano de atividades podem participar da seleção, desde que atuem em municípios específicos dos seguintes estados: Minas Gerais; Rio de Janeiro; São Paulo; Rio Grande do Norte; Bahia; Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Santa Catarina; Rio Grande do Sul e Paraná. Todos os municípios estão listados no regulamento do edital, disponível na íntegra neste link.  

Para participar, os interessados devem enviar um conjunto de documentos via email e via correio para o escritório da Brookfield no Rio de Janeiro até o dia 16 de março. A divulgação dos escolhidos será feita no dia 7 de maio, com previsão de início das ações em agosto. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para a área de responsabilidade social da Brookfield no email [email protected].  


Apoio institucional