“Educação contra a barbárie” é o tema da Semana de Ação Mundial 2020

Por: GIFE| Notícias| 01/06/2020

Com o tema “Educação contra a barbárie – Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar”, este ano a Semana de Ação Mundial 2020 (SAM 2020) acontecerá em novo formato. De 15 a 22 de junho, oito webinars (seminários online) abordarão temas como financiamento e militarização de escolas.

Os seminários contarão com a participação de especialistas, ativistas, parlamentares, estudantes, professores e outros atores da educação, que abordarão assuntos destacados pelo livro Educação contra a Barbárie, da Editora Boitempo. Os webinars acontecerão de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, e sábado e domingo, das 16h às 18h. As transmissões são realizadas simultaneamente nas páginas da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Facebook e no YouTube e ficarão disponíveis no site da SAM 2020.

Criado em 2003 com o objetivo de monitorar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), o evento já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo em prol do debate do direito à educação. O tema do evento se concentra no que é preciso e no que deve ser rejeitado para a garantia plena do direito à educação.

Atividades presenciais

As atividades previstas para o segundo semestre serão autogestionadas, ou seja, organizadas pelos próprios proponentes, tendo como subsídio os materiais disponibilizados pela SAM. As ações podem ser incorporadas às atividades planejadas no calendário escolar ou na agenda de trabalho das organizações ou coletivos.

Parte do kit de materiais já está disponível no site da SAM, como o Manual da SAM 2020, que, assim como os webinars, tem seu tema e conteúdos inspirados no livro Educação contra a Barbárie.

Mais informações estão disponíveis no site da SAM. Neste link é possível conferir a agenda completa dos webinars.


Apoio institucional