Estação Cultural abre edital para 7ª Estação Artesanal

Por: Fundação Romi| Notícias| 27/10/2017

A Estação Cultural, espaço da centenária estação ferroviária de Santa Bárbara, revitalizado e mantido pela Fundação Romi, torna público o Edital de Inscrições para os artesãos,trabalhadores manuais e interessados de Santa Bárbara d’Oeste e região, que queiram participar da 7ª edição da “Estação Artesanal: feira de Arte, Cultura e Gastronomia”, cujos objetivos são fomentar a economia criativa, estimular a geração de renda de seus beneficiados e expandir a expressão artística de artesãos e trabalhadores manuais.

“Esta é a quarta vez que realizamos a Estação Artesanal em 2017, mas já são sete edições acumuladas deste evento que reúne arte, cultura e gastronomia. Embora o público frequentador ainda nos pareça tímido, muitos artesãos nos relataram os desdobramentos positivos de suas atividades, graças aos relacionamentos e negócios firmados na feira. Nosso objetivo maior é fomentar a economia criativa e, ao que parece, estamos conseguindo”, afirma o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

O EDITAL EC0005/2017, disponível no portal da instituição, é direcionado aos expositores que trabalham com cerâmicas, serigrafia artesanal, bolsas, joias, bijuterias e acessórios em acrílico, couro, metal, madeira e pedrarias. Cosméticos a base de ervas, flores e frutas. Objetos decorativos, mobiliário e utensílios domésticos. Instrumentos musicais, e também, chocolates, bolos, doces, conservas e tantas outras formas de expressão artesanal. Não serão aceitos objetos de revenda ou produzidos industrialmente, seriados ou em grande escala – os objetos tem que ser manufaturados e de produção própria do artesão inscrito.

A edição natalina, quarta e última de 2017, traz uma novidade: será realizada em dois dias. No dia 09 de dezembro, sábado, o público poderá apreciar das 10h às 17h. E, no dia 10, o evento acontecerá das 8h ao meio dia. “Aceitamos promover a feira em dois dias por uma surpreendente demanda vinda dos próprios artesãos que já reconheceram a mostra como um importante mecanismo de exposição de seus trabalhos, expansão dos contatos e comercialização dos seus produtos”, pontua Vainer.

O artesanato é uma produção na qual o artesão ou trabalhador manual possui os meios de produção, sendo ele mesmo o proprietário da oficina e das ferramentas, e trabalha realizando todas as etapas da confecção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento, ou seja, o produto é único, é a materialização do talento e do esforço artístico de cada artesão.

Inscreva-se

As inscrições podem ser feitas, de 20 de outubro a 20 de novembro, pelo site da Estação Cultural (aqui), através do link Ficha de Inscrição, ou pessoalmente na sede da Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h às 12h.

Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d´Oeste.

 

Estação Artesanal na Estação Cultural da Fundação Romi

Apoio institucional