Estão abertas as inscrições para o Prêmio Melhores ONGs 2019

Por: GIFE| Notícias| 27/05/2019

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Melhores ONGs 2019, realizado anualmente pelo Instituto Doar.

Com parceria da agência O Mundo Que Queremos e da organização Rede Filantropia, o prêmio conta com apoio técnico do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), da Consultoria Jr. Pública (CJP) e da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).

Desde 2017, quando foi lançada, a premiação se propõe a avaliar organizações do terceiro setor brasileiro e reconhecer aquelas que apresentam melhor governança, transparência e foco de atuação.

Participação

A iniciativa é uma forma de o Instituto Doar endereçar sua própria missão de contribuir para ampliar a cultura de doação no Brasil, incentivando que o Guia sirva como ferramenta para ajudar a população a escolher para quais organizações deseja doar seu dinheiro e trabalho voluntário.

Em 2017, na primeira edição do Prêmio, foram mais de 1.500 inscrições. O ano de 2018 superou as expectativas e chegou perto das duas mil inscrições. Mas ainda há muito espaço para o Prêmio crescer. Segundo a pesquisa Perfil das Organizações da Sociedade Civil do Brasil, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as OSCs somam mais de 820 mil no Brasil.

Qualquer organização brasileira, independente de sua área de atuação, porte ou localização pode participar da seleção, desde que não tenha fins lucrativos e envolvimento político ou religioso.

Seleção

São cinco grandes temas transversais relacionados à transparência e gestão que pautam a  avaliação das OSCs: causa e estratégia de atuação, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento e comunicação e prestação de contas.

As organizações que obtiverem maior pontuação total nos cinco temas serão classificadas como melhores ONGs. Dentro desse grupo, serão subdivididas em quatro: as melhores organizações de cada causa; as melhores de cada estado; a melhor de pequeno porte; e a melhor ONG do Brasil.

A publicação de 2018 traz dados interessantes quando comparada com o levantamento de 2017. Apesar de assistência social ser a causa predominante entre as organizações selecionadas nas duas edições, houve um crescimento em áreas como criança e adolescente, saúde e cultura. A concentração de selecionados na região Sudeste permaneceu: 68 organizações em 2017 e 73 em 2018.

No ano passado, Fundação Amazonas Sustentável, ChildFund Brasil, SITAWI Finanças do Bem e Instituto Desiderata foram as organizações associadas ao GIFE que integraram o Guia 2018 das Melhores ONGs. A ChildFund Brasil, além de figurar entre as cem melhores ONGs, foi escolhida como a melhor ONG no quesito criança e adolescente.

Inscrições

As inscrições para o Prêmio vão até 10 de junho e podem ser realizadas no site oficial da iniciativa. A divulgação dos resultados da primeira fase está prevista para julho, enquanto o processo de seleção acontecerá em setembro e, finalmente, a premiação em novembro. Todas as informações referentes à chamada estão no regulamento, disponível neste link.


Apoio institucional