Ferramenta online e gratuita avalia capacidade das OSCs em captar recursos

Por: GIFE| Notícias| 30/10/2017

As organizações da sociedade civil (OSC) enfrentam desafios diariamente quando o quesito é captação de recursos. É preciso provar a seriedade da proposta, de forma a atrair investidores. Além da mudança e surgimento de novas formas de financiamento, a crise política e econômica do país agrava o cenário.

Pensando nisso, a Mobiliza e a TrackMob firmaram uma parceria para lançar a Avaliação de ONGs, plataforma online e gratuita que, a partir do questionamento “Sua organização está preparada para captar recursos?”, analisa as capacidades de financiamento das OSCs de acordo com alguns critérios.

O lançamento oficial acontece no dia 7 de novembro, em São Paulo. Com o tema “Modelo de Financiamento Autêntico”, a ideia é realizar uma roda de conversa com a participação de especialistas, como Célia Cruz, diretora-executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE); Fabio Deboni, gerente-executivo do Instituto Sabin (ambos associados ao GIFE); Val Rocha, coordenadora de relacionamento do Instituto Elos; e Luis Vieira da Rocha, diretor-presidente do Doutores da Alegria.

A plataforma

A metodologia de análise proposta pela plataforma leva em consideração quatro critérios de avaliação: 1. gestão e governança; 2. identidade e inovação; 3. comunicação e transparência; e 4. modelo de financiamento sustentável. A ideia é que, a partir do preenchimento gratuito da autoavaliação, as empresas possam analisar suas capacidades de atrair e aplicar recursos para gerar cada vez mais impacto social.

No critério gestão e governança, por exemplo, as organizações deverão responder, entre outras questões, se seus colaboradores participam do planejamento anual, se possuem clareza de suas atividades e uma gestão financeira estruturada. Já em identidade e inovação, deverão avaliar se há clareza da sua missão e valores com os colaboradores e se a empresa está buscando atualizações. Em comunicação e transparência, é preciso certificar-se de uma comunicação eficiente com o público, assim como boa presença digital e transparência nos relatórios de atividades e balanço anual. Por fim, no critério modelo de financiamento, a sustentabilidade financeira deverá ser analisada a partir da diversidade de fontes de renda, estrutura, planejamento e execução de ações que visam captar recursos.

Ao final, a plataforma compara as respostas da organização sobre os quatro critérios com os formulários de outras entidades e, a partir disso, gera um índice que mostra as oportunidades de desenvolvimento. O objetivo da ferramenta é, de uma forma simples, possibilitar que as organizações se auto avaliem e descubram onde podem melhorar no processo de captação de recursos.

Apesar do lançamento oficial da plataforma acontecer no dia 7, é possível que organizações interessadas participem da etapa de testes. Para isso, é preciso fazer um cadastro na plataforma com os dados de contato e se disponibilizar a comentar, conversar por telefone ou comparecer a reuniões presenciais em São Paulo para discutir os indicadores.

Coleção Mobiliza

Além do lançamento da plataforma, o evento também contará com o lançamento do segundo fascículo da Coleção Mobiliza. A publicação tem como objetivo pensar em modelos de financiamento disponíveis atualmente e como é possível alinhá-los com o propósito das organizações de sociedade civil, de forma a garantir a sustentabilidade dessas instituições.

Por isso, a Coleção traz matérias, reflexões e casos de sucesso do campo social, que podem ampliar a visão sobre métodos tradicionais de financiamento e captação de recursos.

O primeiro fascículo da Coleção Mobiliza pode ser consultado aqui.

Inscrições

As inscrições para o evento do dia 7 de novembro podem ser realizadas, neste link, até o dia 6 ou até o preenchimento das vagas disponíveis. Eventuais dúvidas sobre o funcionamento da plataforma podem ser esclarecidas aqui.


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