Festival ABCR 2019 vai debater o futuro da captação de recursos

Por: GIFE| Notícias| 11/03/2019

À medida que a sociedade moderna se complexifica, maiores são os desafios, e soluções mais inovadoras eles demandam. Responsáveis por diversas inovações socioambientais desenvolvidas no Brasil e no mundo, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ganham um papel ainda mais relevante nesse contexto. Elas também tem papel bastante relevante no controle social e na promoção de direitos.

No entanto, um dos maiores desafios enfrentados pelo setor atualmente está na sua própria sustentabilidade financeira. Diversos estudos mostram uma diminuição significativa dos recursos nas três esferas que historicamente têm financiado a atividade da sociedade civil organizada: cooperação internacional, destinação de recursos de pessoas físicas e transferência de recursos públicos. No campo do investimento social privado também houve uma queda no orçamento disponível o que afetou o repasse para organizações da sociedade civil.

No bojo desses desafios, a mobilização de recursos tem estado cada vez mais no horizonte do campo da sociedade civil como uma estratégia fundamental. Para debater o conteúdo, a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) realizará o Festival ABCR 2019. Sob o tema “O Futuro da Captaçāo de Recursos no Brasil do Futuro”, a 11ª edição do evento acontece nos dias 09, 10 e 11 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O Festival é considerado o maior evento de captação de recursos da América Latina e um dos principais do mundo.

“Há onze anos, nós realizamos o Festival ABCR com o objetivo de debater e trocar conhecimento sobre como mobilizar mais recursos para as organizações da sociedade civil e para as causas. Considerando o atual cenário, precisamos promover a ideia de que a sociedade civil deve ser sustentável e independente a partir do apoio da própria sociedade. Ser cidadão também é financiar as causas que a gente acredita”, defende o diretor executivo da ABCR João Paulo Vergueiro.

A expectativa, segundo ele, é reunir mais de 600 participantes, superando as edições anteriores.

Programação

O Festival ABCR 2019 contará com cerca de 50 eventos entre palestras, sessões magnas e paralelas, mesas de debate, masterclasses e plenárias.

Em suas dez edições, o evento contou com mais de 4.500 participantes entre profissionais da área de captação e mobilização de recursos de organizações da sociedade civil, investimento social privado, academia, além de estudantes, pesquisadores e demais interessados em compreender o atual cenário e as tendências no campo da mobilização de recursos.

João Paulo conta que a edição de 2019 será marcada por muitas novidades – tais como o local e o novo formato, mais dinâmico, que proporcionará maior integração entre as palestras, exposições e o público em geral.

Temas

Os conteúdos selecionados para a edição 2019 contemplam os eixos temáticos:  Comunicação e Engajamento, Cultura de Doação, Geraçāo de Renda e Negócios de Impacto, Gestāo e Liderança, Mobilização de Grandes Valores, Parcerias Empresariais (incluindo leis de incentivo), Tecnologias Emergentes e Transparência e Confiança.

A lista dos palestrantes confirmados para o evento, agrupados por eixo temático, pode ser conferida aqui.

Marcelo Douek, co-fundador da Social Docs, é um dos palestrantes confirmados para o evento. A expectativa do especialista, que falará sobre storytelling, é abrir muitos diálogos acerca da comunicação de causas e da ferramenta, mas também se aproximar de algumas organizações com as quais o contato não se dá no dia a dia.

“A troca de experiências promovida nesse espaço raramente acontece em outros eventos. Isso porque normalmente os eventos são organizados por nichos de negócio, então o perfil das pessoas acaba sendo muito parecido. No festival esse encontro é rico demais: pessoas lutando por diversas causas que trocam ideias e expertises de uma maneira muito verdadeira. Isso sem falar na contribuição que o festival traz para as organizações. São muitas ferramentas, experiências e histórias que os participantes do evento levam e podem aplicar nos mais diversos desafios do campo da sociedade civil.”

Camila Figueiredo, gestora da Fundação Educar Dpaschoal, que, por sua vez, abordará as relações de parceria entre empresas e organizações da sociedade civil, afirma que a sustentabilidade financeira e a relevância social das OSCs ainda são desafios que precisam ser superados e, nesse sentido, o festival tem muito a contribuir por oferecer inspiração e ferramentas para uma atuação cada vez mais profissionalizada do setor.

“Empresas e organizações da sociedade civil se encontram, muitas vezes, em posições opostas, conflitantes e tensas. Mas ambas também oferecem modelos que as conectam para que atuem em parceria e desenvolvam resultados mais positivos para a sociedade. Para essa relação se tornar mais colaborativa, vejo que conhecer essas teorias e casos de sucesso pode inspirar e apoiar a criação de novas parcerias”, observa a gestora.

Como participar

As inscrições para Festival ABCR 2019 estão abertas e podem ser realizadas no site do evento, que também dispõe de todas as informações relacionadas ao evento.

Os participantes receberão 16 pontos que poderão ser utilizados para emissão da certificação internacional Certified Fund Raising Executive (CFRE), mais importante diploma existente na captação de recursos.


Apoio institucional