Formação para lideranças negras no Investimento Social Privado e Filantropia:  inscrições abertas

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 12/08/2024

O GIFE e a Iniciativa PIPA lançaram na última quinta-feira (8), durante a abertura oficial do Mês da Filantropia Negra 2024, em Salvador (BA), o primeiro ciclo formativo para: “Fortalecimento de Lideranças Negras: Ciclo Formativo para o Investimento Social Privado e Filantropia”.

O ciclo formativo é gratuito e online, e tem como público-alvo pessoas negras, com incentivo à participação de pessoas oriundas das periferias, LGBTQIA+ e com deficiência. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de agosto. Porém as vagas são limitadas, com turma de até 20 lideranças. 

A atividade vai proporcionar aos participantes uma visão ampla e crítica da filantropia no Brasil, desde suas raízes históricas até os desafios e oportunidades do cenário contemporâneo. Abordando temas como decolonialidade, periferias, justiça social e filantropia estratégica, o programa permite uma compreensão profunda do complexo e multifacetado setor. 

“Falar de filantropia negra, de fortalecimento de organizações e lideranças negras no Brasil, é falar de liberdade e autonomia. A nossa ideia é ampliar o conhecimento de quem já atua nesse campo. A gente precisa fortalecer cada um de vocês que já operam nesse lugar e precisam ampliar suas capacidades para alcançar espaços de tomada de decisão”, explica Marcelle Decothé, diretora de Estratégia e Sustentabilidade da Iniciativa PIPA.

“Quando olhamos para os dados do Censo GIFE, ainda temos conselhos majoritariamente masculinos e brancos dentro das organizações da filantropia e do ISP. Num setor que se propõe a mexer em estruturas de desigualdade no Brasil, isso não é aceitável”, pontua Patrícia Kunrath, coordenadora de conhecimento no GIFE.

Serão oito encontros via Zoom. A formação tem início a partir da última semana de setembro e término em novembro. Acesse a programação completa dos encontros e inscreva-se aqui.


Apoio institucional